[Review] Glee 4x15 - Girls (and Boys) on Film
Aos amantes do cinema, uma sempre bem-vinda homenagem.
http://siteloggado.blogspot.com/2013/03/review-glee-4x15-girls-and-boys-on-film.html
Claro que só existia uma chance em mil onde eu não gostasse deste episódio de Glee, e minha reação a ele ficou entre as 999. Desde a setlist anunciada, meu coração de cinéfilo demonstrou uma certa ansiedade. Muitos dos filmes que eu gosto receberiam menções através de suas principais canções e, felizmente, a temática casou perfeitamente com todos os dramas cômicos (ou não) que vimos. Engraçado é ver que Will retornou com um tema aparentemente ocasional, mas que na verdade reflete a forma com que ele vem tratando o abandono por parte de Emma.
Mesmo sendo um dos poucos
filmes que não vi, a interpretação onírica de You're All the World to Me arrancou sorrisos pelo cuidado da
produção em reconstruir com perfeição a cena clássica de Fred Astaire em Royal Wedding.
Essa foi a deixa para Will trazer a icônica disputa de mash-up com uma pegada toda cinematográfica. Artie também deixou
bem claro que o prêmio dessa vez seria uma participação exclusiva no seu novo
curta. As reações ao anúncio da semana vêm com uma onda de referências que foi
desde o oscarizado O Artista (ri
alto) às desesperadas imitações de Nicolas
Cage.
Eu nem sabia que o núcleo de
NY ganharia espaço no especial, e confesso que fiquei com medo da ligação aos
eventos em Lima soar forçada, porém, a presença de Santana apagou qualquer
dúvida. A bitch mais amada da série foi
dona das melhores piadas e verdades. Presa no cafofo Kurchel com aspirantes a
artista, Santana queimou todo mundo com sua pontualidade ácida. Chamar o
paquera do Kurt de Doctor Who
enquanto mentalmente ela estava se sentindo num filme canibal gay do cineasta gore Eli Roth, foi só o começo do que
ela nos trouxe. Já desconfiando dos enjoos de Rachel, ela tentou através de
indiretas trazer a verdade da amiga, mas foi cortada pelo momento Moulin Rouge de Kurt.
Antes da homenagem ao meu
musical favorito, a música de número 500 foi executada com uma energia
contagiante, mas Shout nem de longe
seria minha escolha para levar o título. Mesmo que muita gente não concorde,
até a versão de Come What May era
mais significativa. Aqui eu coloco mais um elogio
às cabeças de Glee. Tenho mais ou
menos a opinião de Kurt sobre a canção de Christian
e Satine, e aquele telhado estrelado se encaixou brilhantemente ao espírito
de Moulin Rouge. As caras de
desespero de Santana diante de tanta pieguice foi outro momento impagável,
somado mais uma vez a sua nova revelação sobre práticas de investigação nas
casas alheias. Eu achava que o Brody seria miché, não um traficante, foi um boom na minha cara.
Como Shout não foi mash-up
coisíssima nenhuma, a competição teve de acontecer e cá para nós, fica difícil
escolher, pois tanto os garotos quanto as garotas estavam on fire. Old Time Rock and
Roll/Danger Zone foi uma ode ao início de carreira do astro Tom Cruise enquanto Diamonds Are a Girl's Best Friend/Material Girl trouxe Unique como
uma Marilyn Monroe para ninguém botar
defeito (vê isso aí Smash). Eu me
empolguei e cantarolei junto, e minha decisão seria a que foi tomada no fim da
disputa.
Os desdobramentos românticos
do episódio foram um tanto quanto sonolentos e, pelo menos para mim, o que
afasta ele da nota máxima. Will e Emma são um dos casais mais antigos da série,
e mesmo que tenha sido válida a versão de In
Your Eyes eu cortaria ela fácil, para evitar aquele mimimi tão repetitivo.
Já o momento bem colocado, onde Unchained
Melody coube perfeitamente aos sentimentos de Marley para com Jake e Ryder
(a rima visual com Ghost foi genial
na especificação dos papéis), ainda que seja Jogos Vorazes o filme de romance que ela mais gosta, teria sido
melhor se já não tivéssemos tido tantas músicas.
Na mesma leva de deixar bons
ganchos (estou gostando de ver isso na série), o choro de Rachel diante do
resultado do teste de gravidez foi o que mais me emocionou. Amizades também vão
sofrer um abalo impressionante, pois Finn contou do beijo para Will e Ryder e
Jake estarão na disputa por Marley sem o lance de respeitar a amizade. Se os
próximos episódios não tiverem regras, como a letra da minha queridinha Footloose prega, podem se preparar que
vem coisa boa por aí.
Gleeks gonna gleeks:
Santana e a carreira de cocaína imaginária! Quão engraçada a cena foi?
Gleeks gonna gleeks
[2]: Aquele velho pedido: mais Unique, por favor.
Músicas do Episódio
You're All the World
to Me (Royal Wedding)
– Emma e Will
Shout (The Isley Brothers) – Blaine e Brittany
Come What May (Moulin Rouge – Amor em Vermelho) – Blaine e Kurt
Old Time Rock and Roll/Danger Zone (Bob Seger / Kenny Loggins) – Garotos do New Directions
Diamonds Are a Girl's Best Friend/Material Girl (Gentlemen Prefer
Blondes / Madonna)
– Garotas do New Directions
In Your Eyes (Peter Gabriel) – Will e o New Directions
Unchained Melody (The Righteous Brothers) – Jake e Ryder