[Review] The Following 1x08 - Welcome Home
O estranho começo do "Capítulo Dois"
http://siteloggado.blogspot.com/2013/03/review-following-1x08-welcome-home.html
O estranho começo do "Capítulo Dois"
Ainda não tenho uma opinião definitiva sobre este episódio de The Following, talvez nunca tenha, pois cada vez me importo menos com ela. Mas a impressão é que a série não sabe o que quer ser. Até semana passada, The Following abusava dos furos de roteiro, forçava sua história para que Carroll tivesse tudo o que quisesse, mostrava um FBI inútil como se fosse a coisa mais normal do mundo entre outras coisas já comentadas nas reviews.
Agora, neste Welcome Home, parece que estamos diante de outra série. O FBI mesmo reconhece que vive "um pesadelo", e a Super-Seita não é mais super. Consegue tirar um serial killer de um presídio de segurança máxima, mas não consegue descobrir o paradeiro de Carrie porque apenas uma pessoa sabe disso. De repente as coisas começaram a ficar difíceis. Teriam os roteiristas ouvido as inúmeras críticas aos eventos inverossímeis dos últimos episódios? Se foi isso, a série sacrificou sua melhor qualidade, que era o bom ritmo, para mostrar que a vida dos seguidores de Carroll não é tão fácil assim, o que na verdade pouco importa visto que quase ninguém tem carisma naquela seita nem mesmo o seu líder.
Finalmente conhecemos Roderick. Penso que o fato de ele ser alguém desconhecido enfraqueceu o personagem, a grande maioria já apostava que ele seria um dos personagens já apresentados. Mike era um forte candidato, porém esse episódio tratou de eliminar qualquer suspeita quando o agente é sequestrado e atacado pelos seguidores de Carroll. O panorama não é animador, a Seita não conseguiu impressionar. Na verdade não tivemos nenhuma cena de Carroll conversando com todos os seus seguidores da mansão, ele apenas os observa, todos sorriem para ele e fica nisso. Ninguém explica direito porque todos estão ali. Charlie justifica que Carroll "deu um sentido a vida dele", por isso ele se sacrifica quando decepciona seu mestre, em uma tentativa de cena poética, mas que acaba sendo risível, pois ninguém se importa com Charlie e seus argumentos não convencem.
Na verdade a única personagem da seita que realmente me chama atenção é Emma. Arrisco dizer que ela é a melhor personagem da série. Comandava o trio, agora seduz seu mestre. Emma acaba sendo sempre interessante. Diferente da seita, de Roderick, de Charlie. Jacob e Paul também tinham um bom papel na série, mas sumiram e não se sabe quando devem voltar.
E Ryan? Ryan conseguiu ser um pouco melhor, lidou bem com Nick, o novo chefe no momento. E conseguiu salvar Mike (mesmo que novamente, tenha ido somente ele e Debra atrás de vários criminosos armados). Entretanto a agente parece estar longe de fazer algo para ameaçar Carroll. Por mais que Roderick diga que ele atrapalhou alguns planos, a verdade é que Ryan pouco fez e faz nessa operação. Novamente deixou um seguidor se suicidar antes de passar mais informações, e vai ser difícil ter outro seguidor em mãos.
Enfim, foi um bom episódio no sentido de parecer mais realista, mas não sei se isso vai se manter assim. Se a série continuar nesse caminho pode até melhorar. Porém se semana que vem voltarmos aos absurdos, toda vez que The Following tentar criar momentos sérios, como neste Welcome Home, vai fracassar. A seita ainda é mal explicada, a morte de Charlie foi uma cena completamente bizarra e sem valor. Devemos ver mais sobre Roderick agora, se quiserem de fato mostrar a importância desse personagem e isso é necessário. Se The Following quiser ser mais que um entretenimento qualquer, tem que montar melhor a sua base. A série foi renovada, haverá tempo para se pensar nisso. Por enquanto tudo é uma grande bagunça, que eu realmente não tenho interesse em continuar acompanhando após o final da temporada.
Considerações Finais
- Debra deixou de pegar uns três seguidores na cena do resgate de Mike. FBI falhando de novo.
- Por onde andam Paul e Jacob?
- O fato de ter tido mais uma cena mostrando um telejornal falando de Carroll, torna mais absurda aquela cena do episódio anterior, onde ele entra em um local cheio e não é reconhecido.
- Siga @CelsoLandolfi.
- Deixe sua opinião sobre a série, ela é sempre bem-vinda e até a próxima!