loggado
Carregando...

[First Look] Cult 1x01 - You’re Next

A versão mais cretina de The Following .


A versão mais cretina de The Following.

Se sua intenção é me avisar que Cult é um projeto de muito antes da CW existir e que, então, deveria ser esta a série “original” a qual deveria servir de base para a comparação, está perdendo o seu tempo. Tenho pleno conhecimento disso. O propósito é só usar a outra série para dar uma noção, principalmente aos que ainda não assistiram ao Piloto, de como a série funciona, ou planeja funcionar.

Cult é um programa de TV sobre uma espécie de seita comandada por Billy Grimm, interpretado por Robert Knepper (Prison Break e Heroes) e que possui muitos fãs férvidos fora das telas. Um deles, Nate, some misteriosamente e seu irmão, um jornalista investigativo descreditado e demitido por forjar uma história, interpretado por Matthew Davis (o Alaric de The Vampire Diaries), começa a busca para reencontrá-lo. Ao seu lado, temos seu futuro par romântico, empregada na produção do programa e responsável por pesquisas do impacto do programa nos espectadores chamada Skye.

A estreia só acontece dia 19, mas a CW liberou mais cedo o Piloto. Não sei se a estratégia vai funcionar, porque o episódio não é bom, embora deva admitir que tenha bons ganchos para o próximo. Fiquei tentado, por um momento, a continuar. 

O que há de errado em Cult então? Isso vai depender dos olhos do espectador. Para alguns toda aquela tensão pode prender a atenção facilmente. No meu caso, ao contrário disso, acredito que ela se leve muito a sério e queira se estabelecer imediatamente como uma série assustadora e misteriosa. Em alguns momentos, o máximo que ela consegue é gerar humor involuntário. Não vou entrar em detalhes, mas a primeira cena da série, quando a protagonista da série interna procura por sua irmã, temos um momento tão tenso que não me contive.

Explicando melhor o termo “série interna” começamos a perceber a cretinice da série ao abusar da metalinguística e fazer, vejam só, uma CW dentro da CW! E vocês pensando que não havia como a CW se superar. Outra coisa que não pode passar batido, e que certa série da Fox não tem, é o “bordão” dos seguidores da seita: “well, hey, these things just snap right off”. É tão sem sentido que não sei se é estranho ou engraçado. De uma coisa ninguém pode refutar, Cult é uma série que, independente de comprar ou não a premissa, consegue entreter. Então é quase metade do caminho andado. 

Você pode não ser convencido por um grupo desmiolado que tenta reproduzir cenas do programa, mas em algum ponto se envolverá pela atmosfera conspiratória que a série propõe, embora seja de qualidade duvidosa. Ao meu ver, estamos diante de um novo guilty pleasure que pode conquistar alguns fãs pelo caminho. Só espero que não sejam fãs tão obcecados quanto os da série, senão terei que tomar cuidado com os CDs que insiro no computador.

Menção honrosa para quem teve a ideia dos óculos 3D. É simplesmente tão mágico, tão criativo, tão genial... Só que não. O problema disso foi a pressa para apresentar os elementos da série. Tanta coisa de uma vez que foi difícil digerir tudo de uma só vez. Bordões, óculos, tatuagens... Forçou a barra. E nisso, esqueceram de apresentar devidamente os personagens. 

Pensa na naturalidade de reunir duas pessoas que não se conhecem, que não fazem ideia se o outro também está mancomunado com a seita, e repentinamente estão os dois embarcando em uma investigação como se fossem melhores amigos. Confesso que fiquei um pouco curioso para saber mais sobre o motivo do protagonista ter sido demitido. O que foi, afinal, que ele inventou?

E qual será seu futuro na série? Porque existem membros da seita de olho nele, e não só eles como o próprio líder. Bem, mais ou menos. Dá sempre aquela sensação de que ele está falando diretamente com ele, já que sempre encara a tela, então não se sabe o quão interessado ele está em Billy. O personagem pouco apareceu nesse Piloto, mas ainda promete ser cada vez mais creepy

Quem está na dúvida entre assistir ou não, aconselho que arrisquem e vejam o primeiro episódio. Até porque o Piloto não é arrastado ou chato. Cult é uma série que vai agradar àqueles que buscam um passatempo semanal com doses de mistério. No entanto, a série tem muito chão pela frente para se estabelecer como uma boa série. Se a história não conseguir se manter pela qualidade, ainda há todo o clima de paranoia para ajudar. Mas nada que compense continuar a jornada, por enquanto. Veja o restante pelo seu tempo em risco.

P.S.: E me avisem se melhorar.

P.S. 2: Lembrem-se: citei The Following porque é uma série com temática semelhante. Por favor, não estou dizendo que uma é cópia da outra. A execução é completamente diferente.
Review de Cult 4706458489824957693

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item