loggado
Carregando...

[Review] American Horror Story: Asylum 2x13 - Madness Ends (Season Finale)

“ Contos do Briarcliff ”, por Lana Winters.


Contos do Briarcliff”, por Lana Winters.

Asylum começou cercada de expectativas e algum receio por boa parte dos fãs que acompanharam a primeira antologia de American Horror Story. Não precisamos nem lembrar que desde a nossa chegada ao Briarcliff, todos os anseios e dúvidas foram sanados. Semana após semana o que ganhávamos era uma espetacular história sobre como a natureza humana é afetada pelo meio em que vive. A série nos entregou personagens icônicos (Sister Mary Eunice, Lana, Sister Jude, Shelly, Kit e Cia. já deixaram saudades) e conseguiu com maestria costurar uma trama tão complexa que muitas vezes me peguei pensando nas possibilidades do fracasso. O que posso dizer, é que depois de Madness Ends, Ryan Murphy e sua turma têm créditos infinitos comigo, pois além da experiência catártica, Asylum é desde já uma das maiores preciosidades da TV contemporânea.

Quando o teaser de abertura começou, ondas de arrepio passaram por mim. Ver Johnny caminhar pelas ruínas do Briarcliff ouvindo sua mãe narrar o dia em que conheceu seu pai foi transcendental. A direção de Alfonso Gomez-Rejón (nunca canso de elogiá-lo) chegou ao ápice neste episódio. Basta pararmos para ver os quadros inspirados nos momentos em que Johnny vai enxergando o seu Oliver Thredson e a sua Lana Winters, visões essas, que fizeram ainda mais sentido quando descobrimos a gênese da psicopatia do novo Bloody Face nos minutos finais da temporada. Como não elogiar também o trabalho de edição? Ver a história de Leo e sua noiva, pelo ponto de vista de Johnny, poderia soar artificial, mas o cuidado foi espantoso. O primeiro teaser (lá de Welcome to Briarcliff) se unindo ao último me impressionou, e já posso colocar a cena como uma das minhas favoritas. 

Eu já sabia dos desejos em fechar a temporada sob a óptica da única sobrevivente do Briarcliff original. A entrevista intimista com Lana foi mais do que o uma simples saída do roteiro. Ela demonstrou a genialidade dos roteiristas e o sonho que eles tinham de fazer o final de Asylum o mais estilizado possível. Se qualquer coisa ali parecesse pretensiosa demais, não teríamos comprado a ideia, mas a verdade é que sem aquele exercício de metalinguagem, as conexões conseguidas para finalizar os quatro atos iniciados em Continuum não teriam funcionado.

Lana foi a base de todo o nosso conto e mesmo sem deixar de lado suas ambiciosas decisões, ela conseguiu se firmar como a heroína (torta) que sempre demonstrou ser. O documentário que fechou o Briarcliff definitivamente me embrulhou o estômago. As cenas em 8mm estavam soberbas e senti uma leve homenagem aos found footage que estão em alta no mercado do horror. Os últimos passos de Lana, em direção ao passado que prometeu destruir, nos levou as duas almas que estiveram com ela desde o início, e tenho de confessar a vocês, as cenas protagonizadas por Jude e Kit foram de uma emoção ímpar.

Por tudo o que Jude fez a Kit, eu nunca imaginaria o final destinado aos dois. Kit abraçou a única chance que tinha de superar tudo o que viveu e ao se compadecer do penoso estado em que Jude se encontrava, tivemos a prova certeira de que Grace estava certa quando disse a Alma que o motivo de Kit ser tão importante para os alienígenas era por ele ser superior a sociedade em que vivia. Que trilha sonora linda. Da desintoxicação de Jude, ao momento em que o Shachath a leva com um último beijo, meus olhos ficaram marejados. O mais incrível de tudo foi perceber que toda a história se casou com o que nos tinha sido mostrado no episódio (aparentemente aleatório) passado, faço referência ao quão especial foram os irmãos Thomas e Julia.

Ainda disseram que a trama dos alienígenas foi desnecessária. Depois desse último episódio, o termo desnecessário não poderia ser mais errado. Não reclamem sobre a falta de respostas, pois, para a história, nós tivemos todas. Grace nos explicou tudo em Continuum, e a confirmação veio da forma mais bonita. Os seres do outro mundo eram bons e Thomas e Julia foram destinados a grandes coisas, ele um diretor de Havard e ela uma famosa neurocirurgiã. Kit também encerrou seus dias junto com aqueles que o salvaram por (talvez) saber do seu destino. Não precisamos de explicações expositivas quando o sentido estava em tudo o que era contado por Lana (cuja emoção de Sarah Paulson ao narrar o penúltimo seguimento, me tocou profundamente). 

Mas ainda precisávamos entender como Johnny se tornou no “fantasma” do seu pai. Foi daí que uma das cenas mais poderosas de toda a temporada veio. O confronto entre Lana e seu filho foi além do que eu esperava. A última confissão de Thredson mexeu com todas as concepções de Johnny e ao sentir o desprezo da mãe naquela velha gravação, ele afundou em seu próprio inferno. Lana não esconde que tentou amar o filho, porém o que ele significava era maior do que qualquer sentimento possível. Utilizando todo o seu apelo, Lana assume a culpa pelo que o pobre homem se tornou, e numa rima ao destino do seu maior algoz, atira sem remorso na cabeça do filho. Olhando direto para o corpo estendido em sua sala, a jornalista lembra do momento em que tudo começou, e é a frase de Jude que entrega todo o real significado do que vimos até aqui: “Se você olhar para face do mal, o mal estará olhando de volta.

P.S.: Pesquisando, descobri que a citação de Jude parafraseia uma das obras mais conhecidas de Nietzche, Beyond Good and Evil. Original: "He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you.".

P.S.2: Não mencionei, mas o fim de Timothy Howard foi correto, só que o personagem se mostrou como o mais descartável de toda a história.

P.S.3: E a grande pista para terceira temporada? Muito se falou em Hollywood e acho que vamos ter bruxaria e muita metalinguagem na terceira temporada.

P.S.4: Se arrepiar com Dominique eternamente, que homenagem mais linda fechar a série com ela. 

Agradeço a todos que me acompanharam e na fall season que vem, estaremos por aqui para mais uma antologia memorável.
Quer ganhar um box de OUAT? É fácil! Saiba como clicando AQUI.
Season Finale 293380828423769422

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item