[Fora de Cena] Réquiem Para Um Sonho
https://siteloggado.blogspot.com/2015/06/fora-de-cena-requiem-para-um-sonho.html
Alguns são os filmes com uma linguagem tão carregada, mas ao mesmo tempo tão acessível, capaz de perturbar os mais íntimos dos nossos pensamentos. Riqueza, felicidade, sucesso, fartura e sossego, por exemplo, são sentimentos perigosos se processados de forma equivocada. E diante da facilidade empregada pelo mundo quando é da dificuldade que alguns precisam para cair na real, quão fundo no poço o ser humano pode alcançar?


E por vício, Réquiem Para um Sonho não trata apenas do que ilícito, mas também do que é negligenciado. Num roteiro completamente insano, chocante e esplendoroso, chegando a beirar a perfeição, vemos temas como automedicação e negligência médica serem abordados de maneira tão angustiante, que a barreira entre o espectador e a história pessoal de cada um daqueles personagens chega a ser facilmente ultrapassada. E essa realidade de amarguras é magistralmente acentuada se levarmos em consideração o trabalho de montagem atrelado à direção de Darren Aronofsky, que faz de Réquiem Para Um Sonho uma de suas maiores obras de arte. Uma verdadeira aula de humanidade, e o que a falta dela é capaz de causar.
O elenco do longa é outro show a parte: além de Jared Leto, é Ellen Burstyn que, através de uma interpretação visceral, arranca cada lágrima possível. É o retrato da desconstrução agonizante de uma mulher completamente exposta aos perigos e manipulações da mídia, da sociedade e do seu próprio filho. Jennifer Connelly e Marlon Wayans também dão a trama uma sensação de urgência e impotência gigantescas, fazendo deste filme um dos mais densos da história do Cinema.
Se você ainda não conferiu esta verdadeira obra de arte, chegou a hora de fazê-lo! Réquiem Para Um Sonho é, garantidamente, uma grande fonte de reflexão sobre a vida e sobre o buraco negro criado por péssimas escolhas.