[Review] Better Call Saul 1x02 - Mijo
Quando a coisa fica séria.
https://siteloggado.blogspot.com/2015/02/review-better-call-saul-1x02-mijo.html
Quando a coisa fica séria.
Este segundo episódio de Better Call Saul mudou bastante minha opinião sobre a série, e agora não só vou fazer comparações com Breaking Bad, como afirmar que Better Call Saul é Breaking Bad. A única diferença é que não temos alguém dramático como Walter White no centro das atenções, e sim Saul Goodman, um sujeito em si mais leve e que pode deixar situações tensas se passarem como cômicas. Ou seja, a diferença está no ponto de vista. Fora isso está tudo lá, tudo que existia em Breaking Bad existe em Better Call Saul. A vida de Jimmy McGill não reserva coisas muito melhores do que Walter passou. A série é um forte drama com um protagonista engraçado, mas que pode - ou não - nos fazer rir da tragédia que é sua vida.
Os vinte e cinco primeiros minutos do episódio foram de prender o espectador e mostrou mais uma vez toda a habilidade de Saul em dialogar com quem geralmente não faz isso. Podemos perceber que a vez em que Walter e Jesse colocaram o advogado de joelhos não foi nada comparada a essa primeira experiência com Tuco Salamanca. O fato de ele ter escapado vivo e, o mais impressionante, salvo a dupla de skatistas só mostra o dom do advogado que parece ter nascido, e de fato nasceu, para lidar com bandidos da pior espécie.
Na segunda parte, observamos Jimmy McGill continuando seu trabalho de defender os criminosos e sua rotina dia após dia. Mike continua discreto, e realmente quero saber de que forma o relacionamento deles vai evoluir para além de cobranças de estacionamento. Desenvolvendo o personagem principal, o roteiro preocupou-se em mostrar os efeitos que quase morrer causaram em Saul que, como vimos, não deve simplesmente entrar na criminalidade, será um longo processo, provavelmente forçado pelo parceiro de Tuco. Tudo isso sem falar nas manias do irmão, que devem ser mais aprofundadas até o final dessa temporada.
Com direção de Michelle MacLaren, que realmente sabe dirigir episódios tensos como poucos, Mijo trouxe à tona como a única parte engraçada na vida de Saul é ele mesmo. O advogado talvez tenha que lidar com situações piores que Walter White - fico ansioso para saber como foi o primeiro contato com Gus - nessa longa caminhada onde ele deixará de ser Jimmy McGill para se tornar Saul Goodman.