[Falando Sobre...] Sai de Baixo
"Por favor, salvem a professorinha!"
https://siteloggado.blogspot.com/2013/06/falando-sobre-sai-de-baixo.html
"Por favor, salvem a professorinha!"
E aí pessoal, hoje estreia uma nova coluna no LoGGado, o Falando Sobre.... Aqui serão postadas matérias sobre qualquer assunto que nós da Equipe achamos interessante, coisas não só ligadas a séries e filmes, mas também HQs, vídeo games, música e muito mais. Essa nova Coluna não terá um prazo específico, ou seja, não haverá um tempo determinado para que tenha a próxima. Então fiquem ligados porque a qualquer dia e a qualquer momento ela poderá estar de volta com um novo assunto para vocês. A principal ideia é sempre trazer conteúdos novos e diferentes a cada postagem. E para que tudo já comece bem nesta estreia, nós vamos relembrar um dos maiores sucessos humorísticos da televisão brasileira, o divertido Sai de Baixo.
Você que nasceu no século passado (sim, antes do ano 2000 e sim, você está ficando velho(a)) provavelmente se lembra que o Sai de Baixo foi algo que marcou os fãs da televisão brasileira. O programa humorístico que durou de 31 de Março de 1996 a 31 de Março de 2002 foi um grande sucesso de crítica e de audiência, principalmente em seu início. O programa teve altos e baixos ao longo dos anos, membros do elenco entraram e saíram e até o cenário foi alterado, mas nunca falhou em entreter o público.
Os principais diferenciais desse sitcom brasileiro eram a interação com a plateia, a grande quantidade de improvisos e seu humor politicamente incorreto. Era comum ver os atores descendo do palco e indo falar com os espectadores do Teatro Procópio Ferreira para criar situações hilárias. Outra coisa muito comum no programa eram as improvisações, como a gravação do programa que ia ao ar era feita durante o espetáculo ao vivo, era muito comum haverem erros nas falas, atores esquecendo o que deviam falar e às vezes entrando ou saindo de cena na hora errada. E mesmo que muitas vezes esses erros não fossem ao ar, era muito comum o improviso ou erro deixar tudo mais engraçado e acabar indo parar na tela da TV. Mas o principal era esse humor não muito correto do programa, principalmente do Caco Antibes (Miguel Falabela). As piadas de pobre eram inúmeras e sempre divertidas, e o mais engraçado para mim, principalmente revendo hoje em dia o programa, é perceber que essas coisas “de pobre” são coisas que eu faço ou vejo todos os dias (quem nunca viu ou não tem em casa uma prateleira cheia de “enfeites” ou nunca ouviu alguém falar adEvogado?). E mais engraçado do que se identificar (o que comigo é um mais frequente do que eu gostaria) é quando nós pensamos na enorme ironia que são essas piadas, uma vez que os próprios habitantes do Largo do Arouche sempre estavam sofrendo com a falta de dinheiro.
Esses são os principais motivos que fazem do Sai de Baixo um programa de sucesso, mas não podemos nos esquecer da grande abrangência de audiência, com pessoas de todos os lugares, contas bancárias e idades. Eu, quando assistia ao programa, era novo demais para entender muitas coisas, principalmente as conotações sexuais (como o famoso “canguru perneta”) e mesmo assim eu ficava acordado até tarde no domingo para assistir o programa e sempre ria muito com os personagens (sempre adorei o “Cala a boca Magda!”). Um programa que consegue fazer isso sem cair no ridículo (ridículo aqui no sentido de um humor forçado e ruim, como o de certos programas “humorísticos” que temos atualmente), e mais ainda, que consegue fazer isso por tanto tempo, com certeza merece ser lembrado e homenageado.
Mas falando em homenagens você já deve saber que Sai de Baixo vai voltar para a televisão com episódios inéditos (se você não sabia então você saiu da caverna em que estava bem a tempo) para o especial de três anos do canal pago VIVA. Com parte do elenco original (todos, com exceção de Tom Cavalcante e Cláudia Jimenez), além da presença da agora ex-empregada doméstica Neide Aparecida (Márcia Cabrita) e convidados especiais, os quatro novos episódios serão gravados no Teatro Procópio Ferreira (casa original do sitcom) e serão exibidos às terças-feiras às 20h30m no canal VIVA. Serão apenas quatro episódios, mas vai ser muito bom matar a saudade do programa. Para quem ainda não viu ou quer rever, aqui esta o preview do primeiro episódio inédito, mostrando que quando se trata de Sai de Baixo não importa quanto tempo passe, eles sempre conseguem nos fazer rir, mesmo que em um vídeo curto.
Se você pretende acompanhar essa nova fase do Sai de Baixo, programe-se para não perder o horário e conseguir assistir e, principalmente, não se esqueça de vir aqui no LoGGado, onde teremos reviews desses episódios para vocês aproveitarem ainda mais esta experiência. Até a próxima!