[Review] Smash 2x14 - The Phenomenon
" The show must go on."
https://siteloggado.blogspot.com/2013/05/review-smash-2x14-phenomenon.html
"The show must go on."
Várias séries já abordaram a questão do luto em algum momento. Eu que acompanhei House lembro bem do clima triste que toma conta de todos os personagens. Em Smash não foi diferente. Apenas pela fotografia já era perceptível o tom que o episódio teria. A morte de Kyle conseguiu atingir uma boa parte do elenco e deve ser crucial para a mudança de Jimmy a partir de agora. The Phenomenon foi sobre a repercussão da morte de um personagem, mas deixou uma ponta solta que guiará a série em seus últimos capítulos. Hit List, afinal, irá para a Broadway brigar pelo Tony Award.
O episódio começou dando a entender que o "DereKaren" (no twitter vi que chamam o casal de "Cartwills", mas prefiro o pior nome mesmo) ia finalmente acontecer, mas tudo não passou de uma insinuação. Creio que aqui se encerram as chances desse casal acontecer. Karen, como ela mesma disse, ama Jimmy, e Derek vai ter que correr atrás de Ivy. O que é uma pena, pois essa era uma ideia que vinha sendo construída desde a primeira temporada. Um dos poucos erros dessa temporada é apostar que o casal Jimmy & Karen agrada o público.
Falando em Jimmy, o personagem ganhou um número legal com High and Dry do Radiohead, mostrando que tem consciência de que está complicando demais sua vida. Ao saber da morte do amigo, Jimmy se isola, e apenas Karen consegue trazê-lo de volta. Indiretamente a culpa é dele e ele sabe disso, porém Karen tenta confortá-lo do jeito que pode. Agora é a hora dele realmente mudar, deixar de ser o garoto mimado e assumir o posto de protagonista de um espetáculo da Broadway com responsabilidade. Provavelmente só com o apoio de Karen isso vai acontecer, logo devemos esperar que o casal fique junto até o final da série. Paciência.
Outro casal que também teve destaque nesse episódio foi Scott e Julia. Scott, que até agora era um personagem quase que inofensivo, mostrou um pouco mais de sua personalidade. Além de botar pressão em Julia com a questão do Gatsby e do seu emprego, ele não cancelou a apresentação de Hit List. O que custou caro foi ele mentir para Julia. Com certeza Scott abusou e Julia teve razão em lhe dar um fora. Isso permite que sua relação com Tom volte às boas em breve. Tom teve a missão de contar sobre a morte de Kyle primeiro. Não ganhou tanto destaque no episódio, mas teve um número musical em um flashback e conseguiu uma boa homenagem para o criador de Hit List.
Os flashbacks com Kyle aumentaram o clima de luto, porém ajudaram a esclarecer alguns pontos. O principal deles já foi comentado, que é a importância que Karen terá para Jimmy a partir de agora. Outra questão abordava levemente, mas que deve crescer daqui para frente, é a competição que pode envolver Ivy e sua mãe. Vale lembrar que com Hit List indo à Broadway, Karen também pode entrar na disputa pelo prêmio.
E quem foi o responsável por levar o musical para lá? Ninguém menos que Jerry. Até tinha sentido a falta dele no episódio passado, mas o que era óbvio se confirmou. Jerry pegou Hit List para ele e vai apostar tudo na ideia. Curioso é lembrar que ele tinha pressionado Karen para que ela largasse o musical, mas agora é o principal financiador do projeto. Pois é, dessa vez jogar o manhattan no rosto do ex-marido custou caro a Eileen, pelo menos eternizou a cena na curta história dessa série.
Agora é reta final. Com Hit List na Broadway, Derek poderá ousar mais e o show deve se tornar mais grandioso. O confronto entre os dois musicais vai gerar essa grande competição onde todos estarão envolvidos. Se pensarmos um pouco, tudo começou com a disputa de duas atrizes por um papel. Agora chegamos ao nível máximo da competição no teatro. Que vença o melhor.
Hoje o Troféu Smash vai para todo o pessoal que foi homenagear Kyle no fim do episódio, em uma cena bem bonita.
O troféu Crash vai para Derek, que nunca se decide se quer Ivy ou Karen. Vai acabar sozinho.
Considerações Finais
- Sam só se dá mal mesmo, é o mais desprezado. Nem começou a cantar, Jimmy já apareceu para tirar a chance dele. Quem sabe um dia Sam consiga alguma coisa (ou não).
- Músicas do Episódio: High and Dry - Jeremy Jordan; The Love I Meant To Say - Jeremy Jordan; Vienna - Christian Borle.
- Deixe seu comentário e até a próxima!