[Review] Glee 4x19 - Sweet Dreams
Nem todos os sonhos são tão doces.
https://siteloggado.blogspot.com/2013/04/review-glee-4x19-sweet-dreams.html
Mesmo com um episódio abaixo da média, quando levamos em conta a
sequência espetacular que vem desde Janeiro, Glee me surpreendeu por me fazer gostar de uma trama para qual eu
provavelmente torceria o nariz no passado, sim, eu estou falando das temidas
músicas originais. Digamos que 50% dos plots
de Lima me agradaram, e nisto eu incluo as ideias de Marley para as Regionais e
o surto mesquinho de Will. Infelizmente a outra metade foi recheada com as
cenas aleatórias de Finn e Puck na universidade que, com ou sem Harlem Shake, quase me fizeram arrancar
os olhos de tanto tédio.
A minha trama favorita veio
direto da audição de Rachel para Funny
Girl. Sempre que a série nos leva ao passado eu fico com um sorriso bobo no
rosto. Relembrar obsessão de Rachel por Barbra
Streisand foi bem mais divertido do que aquele surto de diva que vimos há
algum tempo. Lea Michele é uma querida
e me bate um orgulho conseguir notar a sua evolução no quesito musical. Este
foi o primeiro dueto dela com Shelby que eu realmente gostei e o mérito é todo
de Rachel. Next To Me não é uma
música fácil e a sobriedade na entonação dela derreteu meu coração. Foi bom
também descobrirmos mais do passado de Shelby e o incentivo que ela deu a
filha. A partir daí Rachel tentou centrar em algo além do seu sonho original
apostando justo na originalidade que fez Barbra
alcançar o estrelato.
Curti em partes a repercussão dos
eventos da semana passada. Marley tentar revelar suas composições soou bem mais
orgânico que a empreitada desastrosa de inserir canções originais lá na segunda
temporada. A situação de Will (que perdeu a inspiração) me pareceu exagerada no
começo, mas depois eu entendi melhor, afinal fica difícil superar as ideias
temáticas de Blam. O que me deixou
chateado foi falharem justo no humor de Sam, o lance do gêmeo beirou o
insuportável, a reação do próprio Glee
Club era praticamente a minha.
Não vou me ater as sequências
dispensáveis de Finn e Puck. Se era para ser engraçado ou minimamente
divertido, passou longe disso. E ainda me botam um twist com Puck virando responsável depois de um insight numa orgia. Tem roteirista de Glee que fuma bonito. Dali o único
momento que valeu a pena foi a ligação Finchel. Nós já sabemos que Finn funciona com Rachel. As cenas deles sempre são de uma
emoção genuína e ter sido o rapaz a verdadeira inspiração para a performance
nostálgica da audição de Funny Girl,
me deixou mais do que feliz.
Don't Stop Believin’ é o cerne de Glee, a música mais vendida, aquela que lançou a série e revivê-la
em um momento tão importante para a protagonista da série (sim ela é e vocês
têm de aceitar esse fato) foi emocionante. Foi meio que uma metáfora certeira
trazer os Originais, num episódio que foi quase que sobre originalidade e não
sobre sonhos como o título vendeu. O callback
era certo e pode ser bem coisa de fã, mas a cena de Rachel e Kurt reagindo a
novidade foi fofa demais.
Conselho de Beiste sempre dá
certo e Will percebeu a mancada com seus alunos ao ver a emocionada You Have More Friends Than You Know no
auditório. Ele perdoou Finn e o trouxe de volta para levar o New Directions às
regionais e ainda deixou Marley liberar sua criatividade. Mesmo tendo ficado a
ponto de vomitar arco-íris com eles cantando Outcast (dispensando a estrelinha de Will claro), o gancho deixado
pela promessa de Blaine e Becky para treinadora Roz (voltando mais louca do que
nunca) e que promete uma investigação sobre o tiro também me empolgou legal.
Que venham os três últimos episódios.
Gleeks Gonna Gleeks: Kitty e seus insultos, um abraço para essa idosa.
Gleeks Gonna Gleeks [2]: Tutorial sobre como ser uma trans. Unique
já tem emprego garantido quando deixar a escola.
Haters Can Be Hate: Quando vão entender que a presença do Puck é
dispensável?!
Músicas do Episódio:
Next To Me (Emeli
Sandé) – Rachel e
Shelby
(You Gotta) Fight for
Your Right (To Party!)/(Beastie Boys) – Finn e Puck
You Have More Friends Than You Know (Mervyn
Warren e Jeff Marx) – New Directions
Don't Stop Believin'
(Journey) – Rachel
Outcast (Original) – New Directions