loggado
Carregando...

PokéStop | #2 - As sagas XY e XY&Z


Depois de muitas gerações seguindo o mesmo padrão em que Ash, junto com os amigos, tem a sua saga de se tornar um mestre Pokémon, que se resume a capturar Pokémon, ganhar insígnias, derrotar o vilão principal e perder a liga, de modo engessado, XY e XY&Z (temporadas 17, 18 e 19) seguem os mesmos moldes, porém com diferenças significativas durante toda sua trajetória, fazendo a melhor saga do anime até o momento.

Não é novidade para ninguém que em 20 anos de anime o Ash não envelhece, e isso vem sendo uma reclamação constante entre os fãs de Pokémon. Mas dessa vez temos um amadurecimento significativo do protagonista durante toda sua jornada por Kalos. Sim, ele ainda é uma criança, mas é como se as sagas finalmente trouxessem crescimento para o personagem, o fazendo ajudar, enfim, em tudo. É mostrado o quanto o protagonista vem crescendo até no quesito evolução de praticamente todos os seus Pokémon.

O menino de Pallet sempre foi conhecido pelas mais inusitadas estratégias durante as batalhas Pokémon, mas dessa vez se tornou ainda mais coesa e empolgante todas suas vitórias e derrotas. O que ajuda nessa empolgação é a trilha sonora, que está ótima. Quando a batalha fica mais séria, começa a tocar a música de abertura, e aí é só alegria.


Os amigos que acompanham Ash e Pikachu durante sua estadia em Kalos é algo realmente ótimo a se pontuar. Desde Misty e Brock não vejo uma sintonia tão forte entre o grupo principal. Tivemos May, Max e Dawn nos últimos anos que foram realmente importantes em suas fases, mas um time todo em que cada um tem sua função, por mais pequena que seja, é essencial para o grupo e para a história principal.

Clemont é o garoto da tecnologia, o cientista maluco, por assim dizer, meio medroso mas muito sábio. Suas experiências MUITAS VEZES não dão certo, mas ele sempre tenta ajudar e nunca desiste. Bonnie, sua irmã, traz o lado inocente e mais puro de todos os quatro principais. Sua participação na saga fica mais explícita em XY&Z, trazendo um dos momentos mais lindos de todo o anime.

Serena foi a grande questão no começo desta nova fase. Toda nova geração, Ash recebe uma companhia feminina para acompanhar durante sua jornada, e dessa vez não poderia ser diferente. Serena começou como um grande ponto de interrogação para a sua função enquanto tudo se desenrolava. Demorou muito para conseguirmos entender o motivo dela estar ali, e honestamente a virada da personagem traz uma certa empolgação que pouquíssimos personagens do anime já trouxeram.


Além dessa virada, Serena serviu para duas novas coisas no anime: uma foi o "Try Pokaron", uma nova forma de contest baseado na performance entre treinador e Pokémon. Não é das melhores maravilhas do mundo e nem tão empolgante como os contests que May e Dawn competiam, mas é gostoso de se ver, e o começo, principalmente, e o final de tudo isso é totalmente incrível.

Outra novidade é a relação entre Ash e Serena. A garota entra na jornada com Ash, pois ela o conheceu na infância e ele a ajudou quando sofreu um leve acidente. Desde então, ela sempre foi apaixonada pelo menino de Pallet. Isso aguçou ainda mais o fandom de Pokémon, que, pela primeira vez entre "ships" com os personagens de Pokémon, estava sendo tratado mesmo que de forma minuciosa. O intitulado "Amourshipping", ou "Satosere", tem uma ótima resolução no final que ninguém que assiste Pokémon esperava que aquilo realmente fosse acontecer.


Nesta nova geração, nos é apresentado a mega evolução. A Mega Evolução é algo que é além da evolução, onde Pokémon e Treinador conseguem atingir níveis que muitos não alcançam através de uma ligação forte. Mas também não são todos os Pokémon que conseguem tal feito, apenas uma pequena lista, como Charizard, Venusaur, Blastoise, Gardevoir, Lucario, entre outros. E o esperado é que Ash tivesse uma mega evolução para chamar de sua, mas é aí que quebramos a cara: ele não tem. O que o Ash conquista durante essa saga que pode ser relacionado com a mega evolução é algo muito maior. Da para entender o que significa mais ou menos, porém é deixado muitas dúvidas sobre o que é. Não irei detalhar sobre esse feito do garoto, pois é uma das coisas mais interessantes do anime e merece ser assistida.

Como sempre, uma equipe vilã sempre aparece para ser a pedra no sapato dos protagonistas, e dessa vez temos a Team Flare. Por mais que o enredo da equipe vilã tenha uma resolução incrível, a motivação deles é totalmente fraca e sem sentido. Já tivemos o Team Plasma e até a Equipe Rocket com motivações mais interessantes que a da Team Flare. Deixou muito a desejar...


E por fim, e provavelmente o mais importante para muitas pessoas, temos a Liga Pokémon. Sabemos que a motivação do menino de Pallet sempre é se tornar um Mestre Pokémon vencendo a Liga e ganhar o respeito de todos, mas por mais que torçamos para que tudo aquilo que ele deseja se realize, não podemos apenas esperar que tudo se resuma a Ash chegar ao ponto máximo do pódio.

O protagonista foi, é e sempre será algo muito maior que vencer batalhas, coletar insígnias e ganhar a Liga Pokémon. Ele sempre foi uma mensagem para crianças (caso não saiba, o anime é feito para um público infantil) sobre não desistir dos seus sonhos, se esforçar ao máximo naquilo que deseja e que sempre um novo começo pode surgir, não importa quantas vezes caia. Se está assistindo para vê-lo se tornar um Mestre Pokémon ganhando uma liga e só, está assistindo de forma errada. Ele já salvou o mundo diversas vezes, ganhou a Batalha da Fronteira, Liga Laranja, fez amizades com os Pokémon mais fortes e lendários e luta pelos seus amigos sempre. Resumindo: Ash é muito maior que apenas uma Liga Pokémon... E essa saga mostra ainda mais isso.

E esse é um pequeno resumo de uma das sagas mais incríveis que o anime Pokémon já teve. E para você? Essa também foi a preferida ou teve outras melhores? Deixe aí suas opiniões e nos vemos no próximo PokéStop!!
PokéStop 6011182384414230318

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item