loggado
Carregando...

Lista | Os melhores filmes animados da DC Comics

Apesar de o universo cinematográfico da DC Comics gerar discussões e polêmicas sobre a qualidade dos seus filmes, algo é inegável entre...


Apesar de o universo cinematográfico da DC Comics gerar discussões e polêmicas sobre a qualidade dos seus filmes, algo é inegável entre os que são e os que não são fãs da editora: a qualidade dos filmes animados que a DC nos proporciona.

Há mais de 50 filmes animados da DC disponíveis para que possamos ver (e ainda teremos mais quatro já confirmados para este ano), então listamos os cinco melhores para que você possa ler, assistir e embarcar neste universo animado que "quase nunca" decepciona.


Liga da Justiça: Ponto de Ignição
Justice League: The Flashpoint Paradox (2013)
Direção: Jay Oliva


Por Rafael Crempe

Iniciando a fase dos filmes baseados na nova etapa da editora, Liga da Justiça: Ponto de Ignição consegue manter o nível das animações da DC Comics e adaptar bem a primeira das sagas dos Novos 52. Centrada em Barry Allen - o Flash -, vemos um pouco do seu passado e de como seria sua vida caso sua mãe não tivesse morrido, o que leva o herói a voltar no tempo e salvá-la, desbalanceando o curso do universo e criando uma realidade alternativa. Neste novo universo, chamado de Ponto de Ignição, Thomas Wayne é o Batman, que virou vigilante após o filho Bruce morrer em um assalto. Martha é o Coringa. A Mulher-Maravilha e o Aquaman estão em guerra e o mundo está sendo destruído. O Superman não existe. E Barry não tem mais os poderes de velocista. Assim, Barry busca a ajuda do Batman para recuperar seus poderes e impedir que a guerra destrua o planeta, tentando restaurar o universo ao que era antes de ele voltar no tempo. A animação consegue dividir bem o tempo de tela entre os heróis e vilões, e temos muitos deles por se tratar de um filme da Liga da Justiça. Além disso, consegue trazer os traços principais das animações da DC: comédia e ótimas cenas de ação, e não poderia ficar de fora dessa lista.


Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (2012)
Direção: Jay Oliva


Por Márcio Zanon

Baseada na HQ de Frank Miller, a animação conta a história um Batman que está aposentado há dez anos e não tem mais uma motivação para combater o crime na cidade de Gotham. A primeira parte do filme, que foi dividido em dois, nos apresenta o Homem Morcego aposentado que precisa resgatar o seu senso de justiça e heroísmo para fazer com que a sua tão amada cidade volte aos eixos. Para ajudar nesta volta, temos ótimos diálogos internos que o personagem trás, onde Bruce e Batman precisam se unir novamente em um só. Um ponto fraco nesta excelente animação é o vilão nada interessante, porém extremamente poderoso, que mostra uma das melhores cenas de luta durante essas duas partes do filme animado e uma das frases icônicas das histórias do morcego: "Isso não é uma poça de lama. É uma mesa de cirurgia, e eu sou o cirurgião!". Outro ponto ótimo é a introdução de Carrie Kelley, uma nova Robin. Mesmo a perda de Jason Todd causando diversos questionamentos e resistência para inclusão de um novo sidekick, a menina brava e destemida chama a atenção de Bruce, que a faz ser sua nova parceira contra o crime. Com excelentes traços, trilha sonora e trazendo o melhor do herói, Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1 nos insere a mais uma excelente animação da DC Comics, que é dinâmica, nada cansativa e que nos faz mergulhar nesta nova história de volta a Gotham City.


Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (2013)
Direção: Jay Oliva


Por Márcio Zanon

Depois da introdutória primeira parte, Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2 se aprofunda ainda mais no universo da cidade de Gotham City trazendo dois épicos embates. O que seria do Coringa sem o Batman? Depois que o Homem Morcego ressurgiu, Coringa, que estava internado em um centro psiquiátrico, "volta à vida" para cometer ainda mais assassinatos e confrontar seu arqui-inimigo. A história é toda trabalhada em como esses dois personagens são os extremos de duas facetas entre o bem e o mal, com uma resolução de que o mal, no fim, sempre ganha. Depois desse primeiro arco fechado, o tão aclamado combate de Batman vs Superman também acontece. Uma luta entre dois dos heróis mais conhecidos e adorados pelo público só poderia render algo tão sensacional como tratado nesta animação, que, novamente, mostra o extremo de duas pessoas com o mesmo fim, porém com os meios diferentes. A resolução aqui é ainda melhor e o motivo do fim da luta não é o mesmo nome da mãe (ainda bem). Durante toda esta história totalmente frenética, que se você piscar o olho pode perder algo, rostos conhecidos fazem aparição, como Selina Kyle e Oliver Queen. A animação é considerada por muitas pessoas uma das melhores já feitas pela DC e faz jus ao seus fãs a cada minuto que passa, nos mostrando uma história coesa, dinâmica e fiel ao seu material de origem das HQs.


Mulher-Maravilha
Wonder Woman (2009)
Direção: Lauren Montgomery


Por Jo Pais

Um dos filmes mais importantes da DC e que mais fogem do ritmo de todos os outros - exceto, talvez, pelo da origem do Lanterna Verde -, também conta como nossa Princesa Amazona surgiu no mundo atual e, claro, das areias e poder de Hera. Mas antes de tudo, o filme é mais sobre a história das amazonas, o que as fez se afastar do mundo dos homens e como a fuga de Ares transformou Diana na embaixadora que é. E se tratando das guerreiras de Themyscira, o velho e já conhecido discurso amazona é bem persistente aqui, até que no final Hippolyta é questionada por Perséfone: "Sim, somos guerreiras, mas também somos mulheres". Fazendo assim com que a rainha reveja que suas amazonas também querem o direito de se casar e ter filhos, e Diana não foge disso ao fazer par romântico com Steve Trevor, um piloto norte-americano que aterrissa na ilha por acaso.

Alguns destes elementos também serão abordados no filme que estreia este ano. E Gal Gadot  não poderia representar mais a Princesa Amazona. Contudo, nesta animação outros elementos do discurso feminista são trazidos à tona quando Diana anda no mundo moderno pela primeira vez. E não vou nem comentar a fundo a luta contra Ares, o Deus da Guerra, já que vejo isso tudo como um grande novelão do Olimpo. Hera, Zeus, Ares, entre outros são bem presentes, mas para demonstrar uma mitologia maior e força de combate às personagens - já vemos a atuação da Diana na Liga como comparada ao nível do Superman, por exemplo, e deixando outros personagens no chinelo. Gostei também da aparição de Cheetah no final, uma das arqui-inimigas da amazona no Universo DC e, talvez ali,o surgimento da briga entre as duas.


Batman Contra o Capuz Vermelho
Batman: Under the Red Hood (2010)
Direção: Brandon Vietti


Por Vinícius Parra

Batman Contra o Capuz Vermelho é uma das melhores animações do Morcego até hoje por alguns motivos: é tudo o que um fã do Batman poderia querer, é uma adaptação direta de uma história com um nome muito parecido e, além disso, conta um pouco do passado do Coringa, que é algo que interessa muita gente. Mais do que isso, mostra de forma animada uma das histórias mais marcantes entre todas do Batman, que é a Morte na Família.´

Então, para quem gosta de quadrinhos, isso já é um prato cheio por si só, mas toda a experiência de assistir esta animação é um pouco diferente porque tudo é muito bem feito: o ritmo é ótimo e a qualidade é muito alta, assim como os traços e a fluidez dos movimentos. E vale destacar também os diálogos dos personagens.

Esta é uma animação que não é voltada para o público infantil porque um dos pontos principais dela é o questionamento sobre a moral do Batman e sobre a sua forma de agir. É bem interessante ver o modus operandi do Morcego sendo questionado e posto à prova de um jeito muito complexo. O filme animado toca em vários pontos importantes da história do Batman e é um dos mais marcantes por causa disso.

***

Essas são as cinco animações favoritas daqueles que fazem parte da nossa equipe e que são fãs dos personagens da DC Comics. E você, concorda ou discorda da lista? Faltou alguma animação? Diga pra nós nos comentários as suas preferidas até o momento!!
The Flash 9141195266505353291

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item