loggado
Carregando...

Review | Once Upon a Time 5x18/19 - Ruby Slippers/Sisters


5x18 - Ruby Slippers


Uma boa ideia que não foi bem executada. Imagino que eu esteja soando repetitivo falando sobre isso em todas as reviews, mas ao que me parece essa é a forma como resolveram escrever a segunda metade da temporada. Fazia tempo que OUaT não trazia episódios interessantes, mas mesmo quando temos o prazer de ver algo assim acontecendo precisa acontecer algo ruim para estragar a experiência.

Começando pela capa da review: finalmente temos um casal homossexual em Once Upon a Time! Já faz tempo que isso devia ter acontecido e agora finalmente a série deu esse grande passo que tudo tem a ver com a sua proposta. Representatividade é algo muito importante e fico feliz que os criadores tenham finalmente se dado conta disso e tenham resolvido agradar essa parte da sua fanbase. Tendo dito isso, algumas críticas se fazem necessárias. Por mais que o romance entre Ruby e Dorothy tenha sido uma boa escolha, ele não foi bem pensado. Tudo aconteceu rápido demais entre elas e foi difícil acreditar na forma como tudo se resolveu. Essa falta de desenvolvimento transformou algo que podia ser considerado romântico em um diálogo bobo e extremamente meloso (obviamente estou me referindo à troca de apelidos entre as duas). Perderam a chance de fazer com que esse momento marcante tivesse a qualidade que merecia.

Outro problema de Ruby Slippers foi o aproveitamento da Mulan. Acho que se fôssemos fazer uma lista das personagens mais injustiçadas a aparecer na série ela com certeza chegaria entre as três mais. Seus diálogos ao longo do episódio foram bons, o problema é a forma como ela é mal aproveitada. A personagem merecia uma temporada dedicada à sua história, assim como Elsa e Peter Pan tiveram, mas ao invés disso parece que a função dela na série é segurar vela e ajudar os outros a serem felizes. Entendo que colocá-la como alguém que luta e se sacrifica por aqueles que ama faz muito sentido, mas já passou da hora dela ganhar o destaque merecido.

E falando em sacrifícios, parece que o Charming finalmente foi bem escrito. Trocar o nome da Branca pelo seu foi uma atitude ótima de sua parte e explora um pouco mais seu lado heroico. Pouquíssimas vezes ao longo da série ele se mostrou como um personagem interessante, sempre muito sem graça e inútil. Estava ali porque o amor da Branca por ele é, de certo modo, a razão da série existir, mas dessa vez não teve a chance de ser importante, mas também apresentou bons diálogos ao longo do episódio. Bom para ele.

No geral, Ruby Slippers poderia ter recebido uma nota maior uma vez que não foi ruim, mas infelizmente as falhas aconteceram justamente naquilo que era a parte mais importante. Por causa disso, a relação entre Ruby e Dorothy, que deveria ser um dos maiores pontos positivos dessa segunda metade da temporada, não conseguiu ser convincente ou emocionante o bastante. Uma pena que o maior acerto dos roteiristas esteja tão coberto de falhas.



5x19 - Sisters



Sisters é outro bom exemplo de algo que poderia ter dado certo, mas que acabou decepcionando. Com alguns dos melhores diálogos até aqui, o episódio foi prejudicado por causa de algo que não pode ser descrito por outra palavra além de preguiça.

O tão esperado reencontro entre Zelena e Cora finalmente aconteceu, e foi de longe a melhor coisa que o episódio nos trouxe. É verdade que a história de que Zelena e Regina conviveram na infância foi um pouco difícil de engolir, mas acho que ela serviu bem para mudar o relacionamento das duas. Estava claro que a ideia era como fazer com que as irmãs deixassem de se odiar, mas da forma como tudo estava acontecendo seria difícil de acreditar nessa mudança de comportamento. Pelo menos dessa forma, e com esse método não muito convincente, o resultado se tornou mais fácil de aceitar. É estranho, porém faz sentido. Mas não só as duas apareceram bem, a Cora fez o que pode ser sua última grande aparição na série, e fico feliz que tenha sido dessa forma. A personagem, visivelmente arrependida de tudo o que fez, foi a responsável por alguns dos melhores diálogos dessa temporada e merecia uma despedida à altura.

Quem não teve a mesma sorte e acabou saindo da série de uma forma risível foi o irmão do David. O tio de Emma deu as caras e serviu apenas para protagonizar uma das cenas mais horríveis da temporada, e olha que a competição está acirrada. You don't think I know how to break out of my own jail? entra para a história como uma das falas mais idiotas da série. Sério mesmo que alguém achou que isso faz o menor sentido? Uma luta na qual nenhum golpe acertava a outra pessoa, mas mesmo assim eles acabavam sendo derrubados. Foi como terminou a disputa entre os irmãos, provando mais uma vez que não importa o quanto eu me esforce para não detestar o David, os roteiristas sempre vão achar uma forma de prejudicar o personagem.

E como se isso não fosse ruim o bastante, parece que a relação entre Hades e Zelena não é uma enganação (de nenhum dos lados). Depois da última conversa que a Belle teve com o Rumple antes de usar a poção do sono, acho que é possível afirmar que esse novo casal já é o pior da série, mesmo sem nem ter começado. Nunca um amor instantâneo e sem sentido foi tão forçado na cara do público quanto este, e é bem triste que resolvam fazer isso justamente com uma personagem tão boa quanto ela.

Com potencial para ser um dos melhores episódios dessa segunda parte da temporada, Sisters acabou provando mais uma vez o quanto que a preguiça na hora de escrever o roteiro pode prejudicar uma série. Não adianta nada ter uma boa ideia se você não é capaz de colocá-la em prática.

Reviews 3960661686787185187

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item