loggado
Carregando...

Fora de Cena | Hair


"Deixe o sol entrar!"

Conheça Claude, um jovem do interior dos Estados Unidos que acabara de chegar em Nova York para se alistar no exército em plena Guerra do Vietnã. Chegando ao Central Park, encontra-se com um grupo de jovens, cujo movimento representaria não só uma mudança em sua vida, mas também se colocaria como resistente à guerra, pregando apenas o amor, a paz, a liberdade do corpo e tudo o que deriva desses três.


Hair é um filme de 1979, adaptado do musical do final da década de 1960. Sua apologia ao movimento hippie, e consequentemente ao uso de drogas e cenas nu explícito, fez com que o musical fosse diversas vezes recusado, até que estreou off-Broadway, em 1967, no The Public Theater, local no qual permaneceu por 45 dias. No ano seguinte foi para a Broadway, e mesmo que inicialmente tenha ganhado mornos elogios da crítica, logo veio a fama por conta da grande audiência, tendo em seguida o disco da trilha sonora gravado.

Apesar do sucesso de ambos, musical e filme, os criadores do primeiro alegam que o verdadeiro filme de Hair ainda não foi feito. Isso porque há muitas diferenças entre os dois, inclusive músicas que não foram incluídas no filme, mudança de personalidade e função de alguns personagens, incluindo o próprio Claude e um desfecho totalmente diferente. Além disso, alegam que o filme não soube retratar bem o movimento hippie. Esse conflito assemelha-se ao que muitos escritores passam quando seus livros são adaptados para o cinema, principalmente quando o termo "adaptação livre" entra em cena.

O musical foi montado em diversos países em momentos históricos, como por exemplo na Alemanha logo após a queda do Muro. Aqui no Brasil teve sua primeira montagem em 1969, logo depois da edição do AI-5. Vários atores importantes participaram da montagem do musical entre 1969 e 1972, entre eles Ney Latorraca e Sonia Braga. Apesar de todas as controvérsias, o filme de Hair foi e continua sendo um símbolo de sua época, cuja importância não pode ser negada. Deve fazer parte da lista de qualquer bom cinéfilo.

Cena do musical no Brasil. À frente, Ney Latorraca

Para dar um gostinho, aqui vai a música de abertura do filme e, com certeza, a mais conhecida: "Aquarius".

Hair 312239935263055106

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item