loggado
Carregando...

[Review] Once Upon a Time 5x13/14/15 - Labor of Love/Devil's Due/The Brothers Jones


Muitas vezes as análises dos episódios de séries se baseiam nos melhores e piores pontos do(s) episódio(s), e daí vem a impressão final na forma de nota. Mas se é assim que funciona, então o que acontece quando os momentos positivos e negativos não chegam a ser memoráveis? Once Upon a Time produziu três episódios que de forma alguma foram ruins, e que até tiveram momentos de destaque, mas o que se percebe no geral é que não aconteceu nada realmente marcante, e isso é problemático.

A impressão que fica ao assistir esses três últimos capítulos é que estamos acompanhando uma série cujo potencial poderia ser melhor aproveitado. A ideia da ida ao submundo foi excelente, a forma como resolveram retratar esse novo cenário foi muito boa e esse tom visivelmente mais pesado e sombrio caiu muito bem, mas todos esses fatores positivos não estão conseguindo surpreender. Apesar de altos e baixos, OUaT sempre foi uma série interessante, e mesmo com enredos mais fracos sempre prendeu minha atenção, mas agora em que tinha tudo para fazer bonito o que temos de resultado é um programa que só está servindo para cobrir o tempo livre quando dormir não é a melhor opção.

Essa crítica parece pesada demais, especialmente levando em conta o fato de que a nota final não será baixa, mas é válido fazer esse comentário já que se trata de uma série tão famosa, com um número tão grande de fãs que querem ver essas histórias já conhecidas contadas de outro modo. Para uma série do tamanho dessa a mediocridade é tão prejudicial quanto uma possível falta de qualidade.

Com isso dito, hora de falar sobre aqueles poucos momentos dos quais nos lembramos, começando pelos piores. The Brothers Jones foi, de longe, o episódio mais chato desse retorno da série e o único desses três a não apresentar nenhuma cena que se destaque como boa (mesmo que só um pouco). Os diálogos muitas vezes pareceram exagerados e, depois de um tempo, ficaram cansativos, especialmente aqueles entre o casal principal. Além disso, não houve quase nenhum desenvolvimento no enredo, foi praticamente um episódio filler contando sobre o Gancho e seu irmão, e essa nem era uma história tão boa.


Os pontos positivos vieram de outros episódios: a presença do Hércules sendo a primeira delas. A forma como ligaram sua história com a da Branca foi simples, porém inteligente. Sempre faltou a explicação de como uma princesa mimada se tornou capaz de usar o arco e flecha e se defender sozinha de uma bruxa, e a forma como incluíram um herói mitológico no meio foi genial. Mas ao mesmo tempo tenho a impressão de que esse também foi um exemplo de potencial mal aproveitado. Imagino que o Hércules fosse capaz de trazer cenas diferentes, caso continuasse no elenco por mais um tempo.

Já os melhores momentos ficaram por parte dos vilões. A melhor cena entre esses episódios foi o encontro entre Emma e Milah, orquestrado por Rumple. Provavelmente o diálogo mais engraçado da temporada. Cruella, apesar de não ter nenhuma cena de fato importante, teve falas muito boas e a sua conversa com David gerou um dos melhores diálogos do qual o pai da Emma já participou (não que isso signifique muito vindo dele, mas já é algo). O flashback contando sobre a vida do Rumple também foi bem interessante. A ideia de usar contra ele esse pacto do segundo filho foi bem inteligente, especialmente porque agora veio algo de positivo do relacionamento entre ele a Belle.

Em suma, apesar de uns poucos pontos de destaque esses três últimos episódios de Once Upon a Time pecaram pela falta de surpresas e de acontecimentos capazes de prender o público ou gerar interesse na série. Já tiveram episódios muito piores, mesmo quando comparamos com o de número 15 (que foi o pior destes), mas infelizmente a série está em um ponto onde ficar tanto tempo sem trazer nada memorável não pode ser simplesmente ignorado.

Reviews 5724423190593157698

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item