loggado
Carregando...

[Fora de Cena] Meu Amigo Totoro


Guardião da floresta ou Shinigami?

Meu Amigo Totoro ou Meu Vizinho Totoro é o terceiro filme do Studio Ghibli, lançado no Japão em 1988, escrito e produzido por Hayao Miyazaki. Desde então, Totoro tornou-se mascote do estúdio, aparecendo na abertura dos demais filmes e tendo sua fama se espalhado aos poucos mundo a fora.


O filme conta a história de duas irmãs, Satsuki e Mei, que se mudam com seu pai para uma pequena casa no campo, próxima ao hospital onde sua mãe, Yasuko, se recupera de uma doença. A casa é habitada por pequenos espíritos familiares em forma de fuligem, que vão embora logo depois que a família mostra-se confortável com o novo lar. Esses, no entanto, não são os únicos espíritos que habitam a região. Mei descobre por acaso um outro espírito, que seguira pela floresta pensando ser um coelho. Este a leva a um segundo, maior, que para a menina se chamava Totoro. Ela então adormece sobre a grande e fofa barriga de seu novo amigo mágico, mas quando sua irmã, que a estava procurando, a encontra, Totoro não está mais lá. A menina tenta em vão mostrar ao pai o local do encontro com a criatura, mas ele não se faz visível. O pai a consola e diz que Totoro é o guardião da floresta e que só aparece quando necessário.

Esse é um filme cujo roteiro e também os próprios recursos de animação são muito simples, e por essa razão torna-se singelo. Não é necessário muito para que a história nos cative e para que não esqueçamos esse vizinho tão carismático. Acompanhamos o esforço das irmãs para visitar a mãe no hospital, a ajuda que elas recebem de Totoro e as aventuras que vivem juntos. Há também a possibilidade de interpretar o filme por um viés ambiental, levando em consideração a relação de Totoro com a floresta e o fato de ele ajudar as árvores a crescerem. É uma alternativa diferente para incentivar as crianças a pensar sobre o assunto, além de  ser uma história divertida e fora dos padrões Disney/Dreamworks capaz de encantar também adultos. Mesmo que rótulos sejam dispensáveis, é possível afirmar que este é de fato um filme para toda família.


Retomando o que está escrito lá no início, há a teoria de que Totoro seja, na verdade, um Shinigami - palavra em japonês que significa "Deus da Morte". Ou seja, ele está próximo e só pode ser visto por pessoas que estão próximas da morte, como por exemplo a mãe das meninas ou a própria Mei quando se perde tentando ir até o hospital. Embora seja uma teoria interessante, se repararmos bem nos detalhes do filme iremos perceber que não é bem assim que acontece.

Sabemos que há por aí muitas pessoas dispostas a criar essas teorias só para chamar atenção. Mesmo assim é interessante tomar conhecimento daquela a fim de nos tornarmos cientes de mais uma possibilidade de interpretação. Independente do que é dito sobre o filme, fato é que ele se tornou conhecido mundialmente e que faz sucesso até hoje.
Tonari no Totoro 7270950986282395529

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item