loggado
Carregando...

[Review] Penny Dreadful 2x10 - And They Were Enemies (Season Finale)

" I know what I am. Do you? "


"I know what I am. Do you?"

Season Finale aterrorizante para os nossos protagonistas. É assim que Penny Dreadful nos deixa após este episódio: com perguntas, dúvidas, e claro, com o desejo de mais sangue.

And They Were Enemies começa com Vanessa encarando, de fato, Lúcifer encarnado no seu boneco vudu. O Anjo Caído lhe oferece uma vida de paz, tranquilidade, amor e uma família maravilhosa na qual a vemos casada com Ethan e com dois filhos muito fofos. Contudo, após a morte, sua alma se juntará a dele para perpetuar na escuridão. Vanessa engana bem nesta cena, pergunta se seus amigos serão libertos, se suas almas encontrarão paz e,  quase beijando Lúcifer para selar o contrato, ela começa a citar o Verbis Diablo e destrói com a cara do Anjo tal qual a de nós fãs.


É uma cena bastante interessante, pois ele já diz que ela abraçou seu 'lado negro' ao recitar a língua proibida ao matar uma pessoa, deixando assim seu Deus de lado. Mas Ives tem uma carta na manga, talvez seja seu poder, mas confesso que achei ser seu orgulho mesmo. Não importa o que ela fez, não importa o que ela é, e sim o que ela fará com isto. E ela faz: renega Lúcifer e, no mesmo momento, Kali, que também se encontra na sala, tenta matá-la e falha, pois sua discípula abre finalmente o portão para Ethan entrar transformado, matá-la e revelar sua face bestial para sua amada.

Por um instante ainda pensei que os dois se enfrentariam, já que aprendemos lá em Harry Potter que "o lobisomem não reconhece nem mesmo seu melhor amigo". Contudo, o cheiro de Vanessa o faz parar para pensar e até mesmo recuar e fugir com vergonha do que é. Sinceramente não aguentei ainda esse plot dramático do Ethan não aceitando seu verdadeiro ser. Ok, ele tem problemas e já percebemos isso, mas será que Sembene (que realmente morreu) não ensinou nada a ele? Com a quebra do feitiço e vitória de Vanessa, Sir Malcom e Victor saem do transe o qual estavam presos às suas culpas e família. E Lyle até impressiona matando mesmo uma das crias de Kali sem piedade. Tudo termina "bem" para o nosso grupo, mas ainda faltam algumas questões a serem resolvidas. Com a morte de Sembene na missão, Malcom decide que deve voltar à África e manda Vanessa cuidar da sua mansão até o retorno com Ethan.

Contudo, os dois estão numa situação bastante delicada. Ela agora sabe o que ele é e aceita isso como ele também aceitou o fato de ela ser uma bruxa assassina. E mais uma vez o Chandler faz drama dizendo que precisa de um tempo para pensar no "final feliz" dos dois. E para, talvez, encontrar a paz que precisa, ele vai até a delegacia de Londres se entregar e confessar os crimes que cometeu. Surpreso, o detetive aceita sua confissão e diz que não haverá sentença de morte, pelo menos não ali. Ele então apresenta o maior dos terrores do nosso lobisomem: uma carta de extradição para os Estados Unidos, onde ele será condenado e julgado. E é assim que ele termina a temporada, indo para sua casa.

Recebendo uma carta de despedida de Ethan, Vanessa termina este ano na solidão da mansão. E, por fim, queimando o crucifixo para o qual tanto rezava, o que me deixa na dúvida se ela abdicou mesmo de sua religião após a pequena conversa com o Anjo. Outro que termina sozinho é Victor que, após tentar matar Dorian e Lily por conta de ciúmes é deixado por sua cria, que esfrega na sua cara o quão tolo ele foi com ela e que ele deve sobreviver carregando consigo o segredo do casal e o fato de que está sozinho no mundo, sem amigos.

E John, que estava engaiolado e me deixando muito preocupada, mostra para que veio e quebra as grades da masmorra de seus ex-patrões. Ex porque ele os mata violentamente, e eu amei de paixão isso nele, pois assim como Ives ele abraçou seu verdadeiro eu. E a conversa que os dois tiveram no final também foi bastante fofa. Uma amizade desenvolvida durante a temporada para ajudar os doentes erradicados do convívio da sociedade, os dois se tornaram bom amigos e ela diz algo que todos nós podemos perceber: num mundo de monstros, ele é um dos mais humanos ali.

Durante a Comic-Con do ano passado, os produtores prometeram uma temporada mais monstruosa. De fato esta foi sobre isso. O ser monstruoso, o humano, o horror, o medo e, por fim, a aceitação de tudo. Nem todos terminaram de bem consigo mesmo como a Vanessa. Contudo, é isso que nos torna diferentes, os desafios que devemos enfrentar com nós mesmos. E já confirmada para uma próxima temporada, Penny Dreadful nos deixa com um sentimento de saudade e curiosidade sobre o que está por vir. Espero que na Comic-Con deste ano saibamos mais sobre o terceiro ano da série.

P.S.: A única cria de Kali que sobreviveu é a mesma que abriu a porta para Ethan sair das escadas. E agora me pergunto: seu acordo com o americano não foi bem explícito e talvez ela até o salve do que ele tanto teme no novo continente? Será que ela ainda pode fazer algum mal à Vanessa com aquela caixa de instrumentos que roubou da falecida Kali?

Season Finale 1649964462473285450

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item