loggado
Carregando...

[Review] American Horror Story: Coven 3x10 - The Magical Delights of Stevie Nicks

Do trigo ao joio, como num passe de mágica. 


Do trigo ao joio, como num passe de mágica. 

Para começar, a difícil tarefa que é falar sobre o episódio da semana passada de American Horror Story, eu tomei uma decisão: abster-me de qualquer comparação com Asylum. Faço isto para evitar uma injustiça que Coven não merece, ainda que por mais de uma vez neste ano da série, eu tenha tecido algum comparativo do gênero. O que cabe aqui, como mais uma justificativa, é que é quase indiscutível o fato de que o seguimento da antologia é o mais fraco por não ter tido cuidado justo com o selo que remete a sua gênese – um horror mitológico que deveria prezar pela ausência de comodismos do gênero –, afinal o “hitting the fan” de Coven foi palco para viradas tão insossas e preguiçosas, que o roteiro foi capaz de abrir mão dos desdobramentos mais emocionantes preditos pelo espetacular Head. Sim, é da aliança entre Fiona e Marie Laveau que eu estou falando.

Se pelo menos o sombrio teaser autoexplicativo, com Laveau revelando finalmente de onde veio a sua imortalidade, tivesse servido de base para o resto do episódio, acho que o fim da experiência teria sido completamente diferente. O Papa Legba de Lance Reddick me fez praguejar contra os roteiristas, pois a presença dele unida à trama da vida eterna – esquecida há um bom tempo e voltando forte com um propósito quase ofensivo – poderia ter chegado mais cedo para abrir o leque de invencionices macabras que esperei de Coven por toda a trama. A voodoo queen e a Suprema juntas foi canastrice das boas, porém descaracterizou todo o aparente desenvolvimento pensado para Fiona desde o atentado conjunto organizado por Myrtle e Cordelia. O desdém com o qual ela tratou Delia foi totalmente sem noção, pois, se pensarmos um pouquinho, a culpa por Hank ter se infiltrado na Academia é mais de Fiona, que poderia muito bem ter lido a mente do genro, mas, claro, por uma comodidade sem justificativas, nunca o fez.

A gente se despediu de AHS com Fiona pregando que os laços do clã deveriam ser fortalecidos por conta dos witch hunters, para subitamente uma simples tontura trazer o espírito egoísta da Suprema de volta. Foi condizente com a personalidade dela? Sim, foi. Porém mais uma vez eu enxergo um cômodo escape do roteiro para acelerar as mortes e retornar de uma forma nenhum pouco sutil, para a trama da vida eterna que iniciou a trajetória de Fiona no primeiro episódio. Felizmente, a gente tem Alfonso Gomez-Rejon e o apuro técnico tão característico de sua mão para encher os nossos olhos, afinal, se o texto não foi bem em Coven, o mesmo não pode ser dito do visual. Angela Bassett brilhou com aqueles ângulos enviesados que evocaram todo o poder de Marie Laveau; Jessica Lange teve sua cota ao chamar o Papa Legba num ritual suspensivo e que só foi ofuscado pela descoberta dispensável de que Fiona não tem alma; e, claro, Lily Rabe e sua Misty Day tiveram a Academia e um cortejo fúnebre para comemorar o encontro e o presente dado por Stevie Nicks, respectivamente.

E por falar nisto, foi divertidíssima a participação de Stevie Nicks. Rhiannon e a serenata com "Has Anyone Ever Written Anything for You" disseram tanto, que eu não tenho do que reclamar. Talvez a simpatia que nutro por Misty tenha contribuído para tudo ali funcionar tão bem, pois confesso que até a decisão precipitada (no maior estilo Fiona) tomada por Madison me convenceu (só aquele corpo levantando ainda não colou). Quebrar a inocência de Nan, também foi outra virada cabível, mas a morte de Joan só comprovou a falta de planejamento quanto à história dos vizinhos. Plots promissores desperdiçados numa rapidez assustadora.

O adeus de Nan me chocou pela crueza e ali o status de igualdade estabelecido entre Fiona e Marie Laveau foi um ganho a se louvar diante de decisões tão bestas durante o episódio. Eu sempre espero mais de AHS e queria poder cobrar mais de Coven, mas não farei isto. A partir de agora a terceira antologia entra na sua reta final, as dicas para o quarto ano começaram a aparecer e, no fim, eu só espero que a despedida de New Orleans faça jus a excelência que a gente tanto esperou. Se não fizer, que pelo menos divirta. Nem é pedir muito.

P.S.:
Myrtle, uma troll de marca maior.

P.S.2: Alguém mais achou bonita a ligação estabelecida entre os bebês de Fiona e Laveau? Certa vez a Suprema deu vida a um natimorto, enquanto a sina maldita da voodoo queen pretende sempre criar um a cada ano.

P.S.3: E esses marmanjos dispensáveis de Coven? O Bárbaro só figura, junto de Kyle, witch hunters e companhia.

P.S.4: Já tenho minhas suspeitas sobre o tema do quarto ano. Esta semana eu confirmo e revelo para vocês.

Reviews 6990199975532969816

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item