loggado
Carregando...

[Top 5] Sitcoms Brasileiras que valem a pena ver de novo


Semana em que se comemora a Proclamação da República do Brasil, um bom momento para dar uma voltar ao passado com aquelas sitcoms nacionais Globais que marcaram época e que nos fizeram rir. Vamos relembrar, sem muita enrolação, algumas dessas séries. Vem comigo!


5. A Diarista


Cláudia Rodrigues encarnou a divertida diarista Marinete e viveu a personagem por quatro temporadas, entre 2004 e 2007. Marinete passava por situações hilárias e por encrencas uma maior que a outra. Tudo isso com suas amigas Solineuza, vivida por Dira Paes e que foi um dos grandes papéis de sua carreira, Dalila (Cláudia Mello) e Figueirinha, interpretado pelo divertidíssimo Sérgio Loroza. A estreia de A Diarista como série se deu em 2004, mas seu primeiro episódio foi exibido nos especiais de fim de ano da Rede Globo. Em 2009 a série poderia voltar para uma nova temporada, mas as gravações foram interrompidas devido aos problemas de saúde de Cláudia Rodrigues e não houve mais episódios produzidos.




4. Os Normais


Rui e Vani. Pronto. Um casal que não precisa de mais ninguém de suporte para poder te fazer quase engasgar de tanto rir. Os Normais teve apenas três temporadas, exibidas entre 2001 e 2003, e contava as aventuras loucas e inusitadas do casal interpretado por Luís Fernando Guimarães e Fernanda Torres. A série tinha um formato no qual abusava da metalinguagem e os personagens viravam para a câmera e falavam diretamente com o telespectador sobre as situações que passavam. E isso ainda vinha carregado dos mini-flashbacks, que eram mais hilários ainda. Em 2003, o casal ganhou um filme, Os Normais - O Filme, que conta como Rui e Vani se conheceram e, em 2009, a saga continuou no cinema com Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas.




3. A Grande Família


A Grande Família é uma reedição da série original, que foi exibida entre 1972 e 1975. A sitcom atual é a mais longa da televisão brasileira, tendo estreado em 2001 e sendo exibida até este ano, 2013, somando 13 temporadas. A série acompanha o cotidiano da família Silva, que mora no subúrbio do Rio de Janeiro, e seus principais personagens são interpretados por Marco Nanini, Marieta Severo, Pedro Cardoso (Agostinho Carrara, o melhor personagem da série), Guta Stresser e Lúcio Mauro Filho. Passou também pela série Andrea Beltrão, Tonico Pereira, Evandro Mesquita e Marcos Oliveira, sem esquecer, é claro, do saudoso Rogério Cardoso, que faleceu no ano de 2003. Além de vários prêmios nacionais, A Grande Família recebeu também uma indicação ao Emmy 2008 (categorias internacionais) pela atuação de Pedro Cardoso e teve um longa lançado em 2007, A Grande Família: O Filme.




2. Toma Lá, Dá Cá


Seguindo a tradição dos especiais de fim de ano da Rede Globo que fizeram sucesso na audiência, Toma Lá, Dá Cá estreou como série no ano de 2007 (substituindo A Diarista) e foi exibida até 2009. Utilizando o formato de sua famosa antecessora Sai de Baixo, Miguel Falabella reuniu um grande elenco do gênero para dar vida aos personagens residentes do condomínio Jambalaya. Era uma confusão familiar daquelas, onde um era casado com uma que depois se divorciou e casou com outra e vice-versa... fora a filharada toda e os agregados! Os episódios eram engraçadíssimos e com grande destaque para as atuações de Arlete Salles (Copélia), Ítalo Rossi (Seu Ladir) e Stella Miranda (Dona Álvara). Mas também não podemos deixar de citar os outros grandes atores envolvidos: Adriana Esteves, Marisa Orth, Diogo Vilela, Fernanda Souza, George Sauma, Daniel Torres e Alessandra Maestrini.




1. Sai de Baixo


Acho que posso dizer com propriedade que é a melhor sitcom brasileira dos tempos modernos! Sai de Baixo conquistou todas as faixas etárias enquanto era exibida em seus gloriosos anos. Quem não morria de sono na segunda-feira pela manhã por ter ficado até mais tarde vendo os episódios no domingo? A série foi exibida entre 1996 e 2002 e foi inovadora em seu formato: as gravações eram feitas no palco do Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, e com plateia, onde ocorria uma forte interação com a mesma durante as gravações. A sitcom possibilitou aos atores usar e abusar das improvisações, dos erros não forçados e daquelas seguradas fortes para não rir. E nada disso era cortado! Durante seus anos de exibição o elenco passou por mudanças, mas que não tirou o brilho da comédia. Fizeram parte do elenco da série Aracy Balabanian, Miguel Falabella, Marisa Orth, Tom Cavalcante, Cláudia Jimenez, Luiz Gustavo, Cláudia Rodrigues, Luiz Carlos Tourinho, Marcia Cabrita e Ary Fontoura. O sucesso e a saudade foi tanta que os atores principais das primeiras temporadas se reuniram para um especial de quatro episódios, que foi ao ar neste ano de 2013 no canal a cabo VIVA e atualmente está sendo exibido pela Rede Globo. Com a boa audiência que os episódios especiais conseguiram, fica aquela nossa esperança de que os chefões da Plim-Plim e os atores possam pegar novamente o gostinho e nos presentearem com mais episódios nos próximos anos!



*****


Bom pessoal, quando eu comecei a escrever este Top 5 a minha intenção era fazer somente umas quatro linhas de comentário sobre as séries citadas. Mas não deu... é tanta informação, é tanto nome bom e é tanta saudade que acabamos passando um pouquinho. Vale lembrar que esta ordem pode ser alterada por você. Deixe nos comentários qual o seu Top 5 e quais são suas sitcoms nacionais favoritas, afinal, produção do gênero aqui no Brasil é o que não falta!

Quero agradecer também ao meu amigo Guilherme por ter me ajudado escolher os vídeos. Era cada um mais engraçado que o outro e ainda ficamos um tempo assistindo e relembrando os ótimos episódios! Vlw, Gui! :-)

Até a próxima!

Tops 6037690426583143016

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item