[Review] Once Upon a Time 3x04 - Nasty Habits
Eu queria ter auto-preservado minha condescendência.
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Eu queria ter
auto-preservado minha condescendência.
A gente já aprendeu que OUaT tem dessas: uma semana entrega o
melhor episódio em tempos na sua história, já na outra vem com uma bomba
difícil de engolir, justo por fazer tudo o que funcionou na semana anterior, só
que ao contrário. Às vezes eu fico com a impressão de que eu me perdi na trama,
pois os flashbacks e as novidades
sobre a história de Peter Pan, por exemplo, soaram mais furados do que o
mapinha de coco feito por Baelfire. O drama de Rumples também passou longe da
trama inspirada que reservaram para Regina, trazendo mais do mesmo e apostando
num Deus ex machina tão chinfrim, que
eu me pergunto se os roteiristas acham que fantasia é sinônimo de enganação.
O melhor desta temporada, até aqui,
vem sendo a interação entre os líderes da Operação Henry. Motivos? Claro que
são Hook e Regina. Se a segunda dá uma trégua, fazendo só uma pontual colocação
sobre os dotes culinários de Bael, o primeiro é o único que injeta um drama
real à opressiva presença de Pan em Neverland. Basta notarmos a tristeza com
que Hook se lembra do seu passado junto de Bael, ou quando ele menciona um misterioso
acordo com Pan, que envolveu sua fuga do lar dos Garotos Perdidos. A
preocupação do pirata com Charming também salta aos olhos, e são estes mínimos
detalhes que devem dar força para uma futura redenção do vilão. Infelizmente, tirando
a busca pela forma como Bael saiu de Neverland sem a permissão de Pan - o que
mais tarde foi revogado de uma maneira babaca -, nada mais mereceu destaque
como algo bom no episódio.
Imaginem todos os
desenvolvimentos interessantes que a versão do Flautista de Hamelin poderia ter trazido para OUaT. Imaginaram? Agora podem jogá-los fora. A “genial” ideia de
trazer o macabro conto dos Irmãos Grimm
como uma história de origem para os Garotos Perdidos de Neverland feriu meu
significado de liberdade poética. O pior é que os roteiristas só se deram ao
trabalho de juntar o útil ao agradável e já socaram Peter Pan e sua relação com
Rumples no pacote todo. Eu fiquei ofendido de verdade com a peneirada toda, até
porque, há pouco tempo atrás, Pan nem tinha essa pompa toda de vilão supremo
da série, o que nos leva para outra questão: o que faz Peter Pan ser tão
assustador para os bad guys de OUaT, se até agora ele não mostrou ter metade
dos dotes megaevils do rei George,
por exemplo?
Neal foi outro que seria mais
relevante se voltasse a ter a idade de Bael. Eu até entendo a decepção com o
pai, mas sendo ele um macaco-velho de Neverland, dava para ter sacado que sem
magia, andar pela floresta era roubada na certa. Terminou que Henry voltou para
o cativeiro de Pan e agora foi encantado pela noção de família em outro twist sem o menor sentido. É uma pena
mesmo que OUaT tenha caído tão feio
assim, e fico ainda mais triste pelo fato desta queda ter diminuído meu
interesse por boa parte do plot
principal. Não vou aguentar o overacting de
Peter Pan por muito tempo, e isto não é nenhum pouco animador.
P.S.: Uma coisa nisto tudo a gente não pode negar, trazer a tinta
de lula de volta foi uma sacada bacana para relembrar os bons tempos da série,
porém só isso não basta.