loggado
Carregando...

[Review] Masters of Sex 1x04 - Thank You for Coming

Antes tarde do que nunca.


Antes tarde do que nunca.

Cinco meses se passaram desde o último episódio (isto mesmo, cinco!), e cada vez mais a vida profissional de Masters se alinhava com sua vida pessoal. E as coisas não poderiam estar de maneira mais perigosa do que se encontram.

Em Thank You for Coming, conseguimos ir ainda mais a fundo no que diz respeito ao passado de Bill. Com a chegada de sua mãe, o caminho para a rispidez e superioridade de William Masters esteve completamente livre, e assim pudemos entender, desta vez, de onde teve origem esta sua personalidade tão forte. Se a descrição dada por Bill nos fez esperar por uma mãe megera, carrasca e antipática, esta mesma descrição nos fez também quebrar a cara. Estabrooks Masters é uma mulher gentil, presente e visivelmente marcada pelo seu passado. Seu marido, pai de Bill, foi, pelo que vimos, o maior trauma da vida do médico, e o caso da mulher que implora por uma cirurgia de ligação das trompas para proteger seus filhos (até os que não nasceram) parece cair como uma luva aqui. Não tivemos maiores detalhes do sofrimento pelo qual Masters passou quando criança, mas uma única cena foi capaz de traduzir e clarear tudo pelo que o menino passou. Com um pai violento e grosso - mesmo que não o tenhamos visto - o pequeno Bill sofreu os maiores maus tratos pelos quais alguém pode passar, e sua mãe, com medo, não tinha coragem de defender o filho. É aqui que o roteiro de Masters of Sex prima mais uma vez por sua obra, e casa direitinho uma excelente cena de flashback com uma de suas cenas iniciais, quando William tem uma crise de sonambulismo e liga todos os aparelhos dentro de casa, causando o mesmo barulho ensurdecedor que sua mãe causava na sua infância. O comportamento de Masters tem estado cada vez mais instável, e agora, com sua mãe por perto dando um show de superação e o bebê prestes a nascer, as coisas prometem esquentar.

Libby, por outro lado, é uma daquelas pessoas que parecem não enxergar um palmo a frente do seu nariz. Ainda não tivemos a oportunidade de descobrir como Libby conheceu Masters e como se deu todo o relacionamento até chegar ao casamento, mas fica cada vez mais claro o quanto a esposa não sabe absolutamente nada sobre seu marido. Seu medo por decepcionar Bill é tão grande, que Libby simplesmente se cala e baixa a cabeça para tudo que parece importuná-lo, até mesmo o seu passado. Libby  não sabia sobre a verdade que se escondia atrás do rancor que Bill sente por sua mãe, dos abusos que sofreu na infância, e, mesmo após a gravidez, ainda aceita, sem problemas, dormir num quarto separado de seu marido. E além de não entender Bill, o caso de Libby parece pior: ela não consegue enxergar a verdadeira face das pessoas ao seu redor. Tentar juntar Ethan e Virginia talvez tenha sido um dos mais desastrosos planos já existentes, e que bom que, ao contrário de Libby, Gini sabe muito bem identificar quando algo errado está para acontecer.

Por falar em Virginia, tivemos a oportunidade de conhecer seu ex-marido neste episódio, e já tenho a certeza de que suas decisões em abandoná-lo no passado estiveram mais do que certas. Que homem teria coragem de "cobrar" para cuidar dos próprios filhos? Pois é. O pior é que a quantidade de cara de pau deste homem é proporcional a sua lábia, e é lógico que ele já conseguiu uma garantia de estadia na casa de Gini, ao menos por enquanto. Além do mais, o sr. Johnson também já se meteu nos estudos de William Masters como voluntário - vendo nisso uma maneira fácil e oportuna de fazer dinheiro - fazendo uso descarado de um falso nome. É aqui que percebemos ainda mais o quanto Virginia é forte em sua personalidade: ela foi capaz de ignorar ao máximo o fato de ter o ex-marido de frente aos seus olhos neste tipo de estudo, sem prejudicar a pesquisa e, acima de tudo, sem prejudicar-se. Masters é quem, por outro lado, parece ter cada vez menos noção de suas ações.

Tentar - e conseguir - descobrir quem era a figura do ex-marido de Virginia em meio aos estudos parece ter ido longe demais desta vez, além de denunciar o quanto ele se encontra obcecado por sua assistente. Bill foi capaz de pedir para que "o sujeito" em questão retornasse em segredo, fazendo-o contar detalhe por detalhe da sua relação (ainda que fajuta em certos pontos) com Gini. A gravação foi feita, e Bill a escuta para matar sua curiosidade, assim como música para os ouvidos. Além de sentir claramente algo por Virginia, escutar de um outro homem - aquele com quem Virginia tem seus filhos - que "aquela mulher é como mágica" fará William sentir-se ainda mais ameaçado. Aposto ainda que, a partir daqui, veremos suas intenções quanto a ela se tornarem mais públicas - ainda que contra sua vontade-, pelo medo de perdê-la.

P.S.1: Lindíssima a sequência em que Masters conversa com a família de sua paciente no quarto. Um punhado de significados para todo o episódio em apenas alguns breves minutos.


P.S.2: Se o salto temporal na série continuar desse jeito, não duvido nada que já já o bebê de Masters e Libby já esteja na faculdade. o.o

Reviews 1535013887049392924

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item