loggado
Carregando...

[Especial] Os Melhores Filmes de Terror para o Halloween

Sabe aquela semana bem propícia para assistir a um bom filme de terror? Pois estamos nela!


Sabe aquela semana bem propícia para assistir a um bom filme de terror?
Pois estamos nela!

Na semana do Halloween, o LoGGado Team se reuniu para compartilhar com você os filmes de terror que mais gostamos (ou nos assustam, ou nos dão medo, ou nos fazem rir). O gênero, que teve seu ápice nas décadas de 1970 a 1990 com grandes clássicos, continua agradando diversas gerações até hoje e nem vai parar tão cedo. Quem nunca levou um susto daqueles ao assistir um filme macabro sozinho em casa e de madrugada? Melhor ainda é quando se reúne aquele grupo de amigos para assistirem juntos! Pois então vamos ao que interessa. Apague a luz e confira esse especial macabro!


A Noite dos Mortos Vivos (1968)
É inegável que a série "... Of the Dead", de George A. Romero, revolucionou o gênero zumbi e transformou a criatura no que conhecemos hoje. Night Of The Living Dead (A Noite dos Mortos Vivos, em português), primeiro filme da série, apresentou uma quantidade de violência e gore poucas vezes vista no cinema da época, bem como o final trágico e desesperançoso. Num ano em que o MPAA, mecanismo de censura do cinema americano, ainda não havia sido criado, há relatos de crianças saindo chorando dos cinemas e do público em silêncio absoluto, tamanho o terror causado.

Mais impactante ainda foram as análises sociopolíticas pesadas que o filme trouxe: Night é um dos primeiros filmes com atores brancos em que um personagem negro assume o papel de protagonista, além das várias referências à violência da Guerra do Vietnã. Como definiu um historiador, há vários paralelismos com a guerra, dentre eles, "as notícias na TV, operações de Search & Destroy, helicopteros e carnificina gráfica". Seja como for, Romero deixou uma marca no cinema de terror, estabelecendo várias sequências que seriam para sempre lembradas na cultura popular e que inspirariam dezenas de filmes, séries e livros do gênero, e que reverberaram nas continuações, em especial Dawn Of The Dead (Zombie - O Despertar Dos Mortos, no Brasil) - conhecidíssimo por suas cenas no shopping center, clássicas para a cultura zumbi.




Pânico - A Quadrilogia
Quando ouço falar de cinema de terror, a primeira coisa que me vem a cabeça com certeza são os filmes da franquia comandada por Wes Craven e roteirizada por Kevin Williamson (exceto no 3º longa). A série Pânico chegou aos cinemas em 1996 trazendo alguns rostos conhecidos da TV como Neve Campbell, Courteney Cox, Matthew Lillard e Rose McGowan, revolucionando os filmes de terror, retornando com o gênero Slasher, que havia feito muito sucesso na década de 1980 de volta a tona. A verdade é que quando o filme estreou não foi lá um grande sucesso, mas o "boca a boca" foi a alavanca que faltava para o longa, que trazia diversas referências ao gênero, além de brincar com os filmes de terror e caprichar na metalinguagem.

Eu mesmo me lembro de me assustar bastante e também de rir absurdamente em determinadas cenas. Mas o sucesso foi tanto que a trupe se reuniu em 1997, 2000 e em 2011, sendo que existem planos para um quinto filme (mesmo que sejam mínimas chances) e ainda há uma série sendo produzida pela MTV para estrear no próximo ano. Por esses e muitos outros motivos, sempre que posso revisito a essa que é a minha franquia favorita.




A Hora do Pesadelo (1984)
Por Vinícius Parra

Para mim é impossível falar sobre filmes de terror sem citar aquele que foi o maior terror da minha infância: Freddy Krueger. Na primeira vez que assisti A Hora do Pesadelo, tinha entre 6 e 7 anos, e o resultado não poderia ser outro: fiquei com muito medo, o bastante para não querer (e não conseguir) dormir. Mas superado o trauma, este filme acabou se tornando um dos motivos pelos quais eu sou fã do gênero até hoje.

Com 9 filmes em sua franquia (contando o reboot de 2010 e o crossover Freddy vs Jason), A Nightmare on Elm Street (seu título em inglês) é um dos maiores símbolos dos filmes de terror, além de ser um dos mais famosos - e melhores - representantes do meu sub-gênero favorito do terror: o Slasher. A grande diferença entre esta franquia e as outras é o fator “místico” do vilão. Um assassino com facas nas mãos que só aparece no pesadelo das pessoas, é um conceito muito interessante e assustador. Por ser tão marcante para mim, e para seu gênero, este filme não poderia faltar neste especial de Halloween.




Garota Infernal (2009)
Garota Infernal entra para a lista dos melhores filmes de terror não pelo terror em si, mas sim por ter sido levado a um ponto muito diferente do que todos esperavam: a comédia. Em uma noite, as amigas vão para um bar assistir a um show de uma banda de rock e, depois de um incêndio, Jennifer parece estar hipnotizada pelo vocalista da banda. Ela acaba participando de um ritual que a transforma numa espécie de demônio. Needy é a primeira a perceber que sua amiga estaria diferente. Ela se transforma numa devoradora de homens (o que não muda nada, já que ela já era uma vadia antes do ritual). Isso mesmo: Jennifer começa a devorar os garotos da escola seduzindo-os primeiramente e depois, adeus. Não é "aquele" filme de terror já que claramente não se encaixa no gênero, mas se você está à toa em um sábado à noite, assista e garanta com certeza algumas boas risadas.




[REC] (2007)
Por Marco Aurélio

[REC] é o filme ideal para acompanhar debaixo das cobertas neste Halloween, porque contém todo o suspense e mistério necessário para nos prender do começo até o fim, crescendo pouco a pouco durante seus 78 minutos e atingindo seu ápice no maravilhoso final. O filme espanhol, embora empregue recursos conhecidos pelos amantes do gênero, obtém um resultado tão positivo que se pode caracterizá-lo como original por propiciar uma experiência claustrofóbica, tensa e pontual, sob a competente direção de Jaume Balagueró e Paco Plaza. A atuação também é um ponto forte: Manuela Valesco, que interpreta a ávida repórter Angela Vidal, consegue transmitir todo o carisma necessário para simpatizarmos com ela, e o pânico e pavor que as cenas exigem. O filme é tão bom que ganhou uma versão americana chamada Quarentena (Quarentine), que, claro, não chega aos pés do original. Recomendadíssimo.




Evil Dead - A Trilogia
Por José Guilherme


Consagrada como uma das franquias de horror mais cultuadas da história, Evil Dead tem como pais Sam Raimi (Homem-Aranha), Robert Tapert (Arraste-me para o Inferno) e o ator Bruce Campbell, que conseguiram botar para frente um ambicioso projeto de horror independente, iniciado com o curta do mesmo gênero, Within the Woods, em 1978. Ambientado numa claustrofóbica cabana bem no meio de uma fantasmagórica floresta, acompanhamos em Evil Dead as desventuras do jovem Ash Williams (o próprio Campbell) numa luta quase que homérica contra os "deadites", demônios despertados pelo Necronomicon Ex Mortis, o Livro dos Mortos. São três longas que, mesmo trazendo uma mitologia só, conseguem ser diferentes entre si, sem perder o tato para criar as cenas mais absurdas de gore, com muita tensão e um tom pastelão que elevou Raimi ao status de mestre do humor negro. Evil Dead é indispensável para os amantes do gênero e a pedida certa para passar o Halloween em grande estilo, vai ser impossível que Ash não se torne o seu herói amaldiçoado favorito. Palavra de escoteiro.




Invocação do Mal (2013)
Invocação do Mal (The Conjuring, em inglês) chegou ao cinema trazendo, após seus maravilhosos trailers, um filme que honrasse aos clássicos do passado. Mesmo com todos os clichês possíveis que se deve esperar de um filme de terror foram usados sabiamente, mantendo a atenção do público de modo que os sustos se mesclassem com as maravilhosas atuações dos casais principais e levando ao público o medo que apenas uma frase consegue levar: “Baseado em Fatos Reais”.

Com todos os floreios possíveis, Invocação do Mal arrepia com um clima de tensão constante: desde o inicio com a sinistra boneca ou com o final mais que surpreendente com o exorcismo. Detalhes como cenário, fotografia não podem ser esquecidos, junto com a impecável edição e a direção de James Wan, já conhecido por Jogos Mortais e Sobrenatural. Se a sua procura é por um filme que te arrepie durante toda a sua sequencia e, o melhor de tudo, te faça pensar duas vezes antes de desligar a luz na hora de ir dormir, The Conjuring é uma escolha certeira. E, além de tudo isso, temos Vera Farmiga. Preciso falar mais alguma coisa? Creio que não.




E aí, gostou? Esse foi um pequeno aperitivo do que o gênero Terror nos apresenta. A lista de filmes, grandes clássicos e sucessos não para por aqui. Deixe o seu comentário com o filme de terror que você mais gosta, aquele que te deu medo de verdade e nem dormir você conseguiu! Até a próxima!
Terror 8479597007667526212

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item