loggado
Carregando...

[Review] Breaking Bad 5x13 - To'hajiilee

Erros não serão perdoados.


Erros não serão perdoados.

Nossas ações e decisões, gostemos ou não, interferem na vida de mais pessoas. Por mais individual que seja uma ação, ela vai acabar influenciando ou alterando a vida de mais alguém além de si mesmo. Estas interferências podem ser quase nulas ou catastróficas. Walter White deveria ter plena consciência de que entrar para a vida do crime poderia trazer problemas para sua família, ainda mais com seu cunhado sendo membro do DEA. Falando nele, vamos focar a atenção em Hank. Ninguém sofreu mais pelas ações de Walter do que ele. Seja matando Tuco, o que o levou a uma traumatizante experiência na fronteira, seja sendo baleado pelos hermanos, cujos ferimentos ainda não foram totalmente superados e, agora, no que uma hora ou outra poderia acontecer: uma situação em que a chance de sobrevivência é quase zero. É zero. Mas como não sei o que vai acontecer no próximo episódio deixo o "quase" por consideração e expectativa de um plot twist. Mas aonde quero chegar com tudo isso é simples: por mais que Walter grite desesperado para que Jack não mate seu cunhado, desde o momento em que decidiu produzir metanfetamina Walter sabia que uma hora isso poderia acontecer. A inocência surgiu no momento de maior tensão do episódio para ambos os lados. Não existe "operação cancelada", Walter! Não tem essa de ligar para a esposa para celebrar Hank! Esses erros custaram caro. 

Sempre lembro que seria extremamente difícil prender Heinsenberg. E quando Jesse e Hank conseguem, após um longo planejamento, fazer Walter cair na armadilha deles, se esquecem de concluir a missão. Metaforicamente falando, é como um time de futebol pequeno que consegue fazer um gol em um time grande, e na euforia da vitória momentânea bobeia e acaba levando uma virada. Que inocência a de Hank. Na ligação para Marie já era perceptível que ele talvez nunca volte para a esposa. Pode parecer um diálogo que antecipa uma situação previsível, e foi isso mesmo. Porém, a construção da tensão de toda a sequência no deserto funcionou tão bem que não é possível reclamar da obviedade do que aconteceria nos momentos finais. Desde Walter, desesperado, mostrando seu lado humano e falho ao telefone com Jesse (Como ele entrega todo o jogo numa ligação? Simples, resultado da ira com a possibilidade de perder o que mais estima: todo o dinheiro que conseguiu nesse drama que foi a história contada em Breaking Bad) até a briga entre os dois diante de Hank e seu colega, possivelmente uma das últimas da série. A tensão não diminuiu em quase momento algum. Apenas Saul e Walter Jr. deram uma folga para podermos respirar um pouco. De resto, só tensão. 

É interessante notar a decepção de Walter ao descobrir que Jesse ajudou Hank. Ele poucas cenas antes havia defendido seu antigo aliado diante do tio de Todd, afirmando que Jesse não era um "dedo-duro".  A traição doeu, mas Walter decidiu poupá-lo ao ver que ele estava com Hank. Mas como disse antes, não existe "operação cancelada", não naquelas circunstâncias. Não havia como salvar o cunhado, porém, o grande erro de Walter aqui, como já dito, foi entrar para o crime, esse foi o erro primário, o resto é consequência. Já erro de Hank foi comemorar antes da hora e então vimos no que deu.

Acredito que Jesse saia vivo dali. A sorte sorri para Walter nos momentos mais estranhos (talvez por isso ele esteja condenado a morte) e sabemos que ele vai sobreviver. Quanto a Hank e seu colega, não vejo como, e cada vez bato mais a cabeça em palpites de que forma isso tudo vai chegar ao que vimos em Blood Money.  Os acontecimentos nesse local, que foi palco da primeira vez que Walter e Jesse produziram metanfetamina, são simplesmente resultados disso mesmo: a vida do crime de Walter. Ele chora no momento de se entregar, mas deveria ter isso em mente desde o começo, em algum momento isso aconteceria, em algum momento algemas estariam prendendo seus pulsos, porém a "sorte azarada" de Heinsenberg estava lá para impedir que este fosse de fato preso. As ações e erros de Walter já custaram muitas vidas, e agora parece inevitável que custe a vida de alguém de sua tão estimada família.

Destaque novamente para a excelente direção de Michelle McLaren, e para a trilha sonora e edição de som. Tudo bem colocado para deixar o episódio na dose certa. Faltando só três capítulos para o final desta história, já começo a sentir saudades e ainda não pensei muito sobre o final e nem quero pensar, só acho que será de tirar o fôlego, como foi este To'hajiilee.

Reviews 1675391409659507426

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item