loggado
Carregando...

[Review] Breaking Bad 5x12 - Rabid Dog

Engano que pode custar muito caro para Jesse.


Engano que pode custar muito caro para Jesse.

E assim se encerra a primeira metade dos oito episódios finais de Breaking Bad. Daqui apenas quatro episódios saberemos como essa história termina. Rabit Dog desenha um cenário promissor onde mestre a aprendiz vão caçar um ao outro. Seria então Jesse Pinkman e não Hank o último adversário de Walter White? Logo o primeiro aliado virá a se tornar o inimigo final de Heinserberg? O mais curioso é pensar que tudo isso será por causa de um erro de interpretação de Jesse. Breaking Bad às vezes brinca com seu telespectador e coloca um homem mal encarado como suspeito para depois revelá-lo como um bom pai de família. E esse detalhe cômico é o começo de coisas trágicas, bem ao estilo dessa série.

Vejamos toda a construção narrativa deste episódio. Todo o suspense que acompanhou Walter na entrada de sua casa, armado, esperando encontrar seu antigo ajudante. Mas Jesse não estava lá, e não deu as caras até os vinte minutos de episódio. O que vimos enquanto isso foi Walter tentar construir mais uma mentira para explicar o cheiro de gasolina (realmente subestimando a inteligência da própria família), e tanto Skyler quanto Marie demonstrando um lado bem sombrio. Afinal, Skyler já se conforma,  assim como Saul, até sugere o assassinato de Jesse para por fim aos problemas. O mais irônico de tudo isso é o próprio "homem que bate na porta" ser resistente à ideia. Logo Heinsenberg, tão pragmático, demonstra que tentará de tudo para não ter que utilizar a medida extrema.

Por que a resistência de Walter em matar Jesse? Ora, Jesse como disse, foi o primeiro aliado. Não teria Walter sem Jesse. Vale lembrar que Pinkman cometeu seu primeiro assassinato para salvar a pele do ex-professor. E Walter, como Hank bem lembrou, atropelou e matou dois traficantes para salvar seu "pupilo". Essa relação construída ao longo de cinco temporadas é muito forte, e por mais desumano que possa parecer Walter, ele ainda se importava com Jesse, mesmo ele sendo seu calcanhar de Aquiles. Enquanto o assassinato de Jesse é cogitado, Marie estuda matar o próprio Walter, e por isso ela é tão receptiva ao saber que Hank trouxe para casa alguém que pode derrubar o cunhado.

Sim, Jesse está com Hank. O flashback no meio do episódio revelou onde estava o sumido Pinkman. Em mais um lance de brincar com a sorte, o carro de Hank sai de cena um segundo antes do de Walter aparecer. (Sam Catlin, quem escreveu e dirigiu o episódio deve ser realmente fã desse tipo de situação, basta ver a lista dos episódios da série que ele escreveu). Jesse já provou ser mais humano que Walter, e deve ser por isso que resolveu ajudar Hank mesmo odiando-o. O vídeo que ele gravou, (em um interessante contraponto com o vídeo de Walter do episódio anterior) não é uma prova ainda, mas pode acabar se tornando. Não sei se é por causa de Homeland, mas eu acho que algum desses vídeos cairá no conhecimento do público, talvez por isso aquele enorme "Heinsenberg" pichado na parede da casa de Walter. Talvez por isso o espanto da vizinha ao ver Walter. É uma possibilidade.

Enfim, a última cena determinou o que devemos esperar a seguir. A ameaça de Jesse fez Walter tomar a decisão que Saul e Skyler já haviam sugerido. Quem ele chamou para o serviço? Todd e seu tio, novamente. Não é necessário comentar que as coisas devem complicar muito, também resta esperar pela "outra maneira" que Jesse afirmou existir para pegar Walter. Apenas quatro episódios agora! Não sejam como Jesse e apertem os cintos, o fim está próximo, muito próximo. Breaking Bad pode não ter apresentado o melhor episódio da temporada essa semana, mas nem por isso deixou de ser bom. Acredito que agora a tensão deve aumentar e chegar ao extremo do que a série pode oferecer. Vamos aguardar.

Reviews 4357768153549309375

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item