[Notícias] Cinema: Brasil indica 'O Som ao Redor' para disputa de vaga no Oscar 2014
http://siteloggado.blogspot.com/2013/09/noticias-cinema-brasil-indica-o-som-ao.html
O Ministério da Cultura divulgou nesta sexta, 20, que o filme O Som ao Redor (com o título de Neighbouring Sounds, em inglês) será o responsável por representar o Brasil na disputa por uma vaga ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 86ª Edição do Oscar, maior premiação do cinema mundial, que acontecerá no dia 02 de Março de 2014 e será apresentado por Ellen DeGeneres.
A escolha foi anunciada pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Leopoldo Nunes, em Brasília.
Além de O Som ao Redor, outros 13 longas estavam inscritos para a seleção nacional: Cine Holliúdy; Colegas; Cores; Elena; Faroeste Caboclo; Gonzaga de Pai para Filho; Meu Pé de Laranja Lima; O Dia que durou 21 Anos; O que se move; O Tempo e o Vento; Porto dos Mortos; Uma História de Amor e Fúria; Xico Stockinger.
Aproximadamente 70 filmes de todo o mundo serão indicados para a comissão do Oscar escolher quem irá disputar a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, que tem cinco vagas no total. Os finalistas serão anunciados em Janeiro do ano que vem.
De acordo com os critérios da Academia Norte Americana, para concorrer a esta categoria, o filme precisa possuir predominância de diálogos em língua não inglesa e exibição pública com fins comerciais pela primeira vez no Brasil, por pelo menos sete dias consecutivos no período entre 01 de Outubro de 2012 a 30 de Setembro de 2013, em sala de cinema comercial.
O Som ao Redor, dirigido pelo cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho, retrata a vida em uma rua de classe-média na zona sul do Recife, Pernambuco, que toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença destes homens traz tranquilidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. Assista ao trailer:
O longa ficou em nono lugar na lista de melhores filmes do ano de 2012 do crítico A.O. Scott, do jornal New York Times, além de ter faturado dez prêmios em festivais nacionais, incluindo Melhor Filme (Júri Popular e Crítica), Melhor Diretor e Melhor Som no Festival de Gramado. Na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, O Som ao Redor levou o prêmio de Melhor Filme, e participou de mais de setenta outros festivais nacionais e internacionais.
Fonte: Ministério da Cultura