loggado
Carregando...

[Falando Sobre...] XVI Bienal do Livro - Rio


E rolou entre os dias 29 de Agosto e 8 de Setembro, a 16ª edição da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que levou ao Riocentro um número recorde de 163 autores brasileiros e 25 estrangeiros (incluindo 9 vindos do país homenageado deste ano, a Alemanha), além de 42 mediadores. 

Entre os autores que estiveram presentes, vale destacar: Nicholas Sparks, Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Tony Belloto, Ziraldo, André Vianco, Edney Silvestre, Maurício de Souza e Thalita Rebouças.


O resultado final da Bienal, segundo os organizadores - o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL Exhibitions -, foi um público total de 660 mil pessoas, que participaram ativamente dos debates culturais sobre os mais diversos aspectos do universo do livro e puderam conhecer de perto seus ídolos literários. 

Arthur Repsold, presidente da GL Events Brasil, ressaltou o envolvimento do público: "Cerca de 30 mil pessoas estiveram em espaços como Café Literário, Mulher e Ponto, Placar Literário, #acampamento na bienal e Planeta Ziraldo, além das prestigiadas sessões do Conexão Jovem e do Encontro com Autores, nos auditórios, lotando as sessões, o que é uma grande satisfação", afirma. 

Para Sônia Jardim, presidente do SNEL, os visitantes da Bienal refletiram a riqueza e a diversidade da programação: "Passaram por nossos corredores autores de diferentes perfis, atraindo uma plateia variada, mas é impossível não destacar a grande presença dos jovens. Eles sempre deram brilho à Bienal, mas nos últimos anos vêm se tornando o maior público leitor do país. E quem esteve no Riocentro pôde constatar isso: os jovens eram maioria tanto na plateia dos debates culturais como nas sempre animadas filas para autógrafos e compras de livros", afirma. 


No espaço dedicado aos jovens, o #acampamento na bienal, um dos destaques foi a Máquina de Ler, onde, dentro de uma cabine especial, o público leu trechos do clássico Capitães da Areia, de Jorge Amado, gerando vídeos com o conteúdo completo da obra disponibilizados no blog do espaço. E, por meio da visitação escolar, marca registada da Bienal, com dias reservados para que alunos da rede pública possam conhecer o evento, 145 mil estudantes estiveram no maior encontro literário do país. O evento também recebeu 2.300 autores credenciados, 97 mil professores e 37 mil profissionais do livro. 


E como não podia ser diferente, o LoGGado esteve presente na Bienal, com este que vos escreve, e com Karolen Passos (que passou horas a fio na fila para descolar um autógrafo do Eduardo Spohr e conseguiu!), perambulando entre um mar de gente e filas quilométricas para alimentar sua fome por esses mundos fantásticos.

E eu com Affonso Solano (O Espadachim de Carvão), fazendo pose de cansado depois de horas autografando livros.

A 17ª edição da Bienal do Livro Rio já tem data pra acontecer: entre 20 e 30 de Agosto de 2015!

Até a próxima!
Livros 4612045825364258177

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item