loggado
Carregando...

[Falando Sobre...] Vingadores vs X-Men

Ciclope estava certo?


Ciclope estava certo?

Clique nas imagens para ampliar.

O ano de 2013 está sendo ótimo para os super heróis no cinema, com diversos anúncios de franquias. Já nos quadrinhos, estamos vendo grandes sagas que prometem levar nossos heróis ao limite. No Brasil, está sendo lançada a saga Vingadores vs X-Men, publicada originalmente em 2012 nos Estados Unidos, fazendo um crossover entre os heróis mais poderosos da Terra e a equipe de mutantes.

O foco central da trama é a força Fênix, que mais uma vez (lembram-se de Jean Grey?) está retornando à Terra para possuir um hospedeiro. Para quem não sabe, a Fênix é uma força cósmica super poderosa de destruição em massa, diferente do que foi apresentado em X-Men: O Confronto Final. Dessa vez, a hospedeira é Esperança Summers, que desde pequena foi treinada pelos X-Men para este momento.


Quando anunciados da chegada da Fênix, os Vingadores tentam intervir e aí se inicia o combate. Os heróis acreditam que Esperança deve ser aprisionada e impedida de ser possuída pela Fênix, e os X-Men continuam acreditando que a menina é capaz de controlar o poder cósmico.


A saga se mostra bastante comercial no quesito de ser pancadaria pura. Cada uma das doze revistas (ou rounds, como proposto pela Marvel) mostra um grupo de Vingadores e X-Men trocando socos e poderes, e apenas isso. A história pode ser bastante resumida, e dividida em três ou quatro grandes momentos. 

Durante a segunda grande batalha (que acontece na lua, não me pergunte como todos respiraram), Tony Stark tenta destruir a Fênix, mas acaba mudando todo o rumo da batalha. Enquanto todos ainda estavam limitados pelas condições humanas e por alguns poderes, a tentativa do Homem de Ferro acabou apenas dividindo a Fênix em cinco partes, que possuíram Ciclope, Magia, Colossus, Namor e Emma Frost. O combate então passa a ser entre os Vingadores e os chamados Fênix 5.


Durante toda a saga, somos confrontados com os ideais das duas equipes e principalmente dos próprios heróis. Foi muito bizarro acompanhar uma história que o Capitão América se mostra extremamente fascista (coisa que o próprio Ciclope salientou em uma das batalhas). O mais interessante de toda a saga é que vemos as pessoas mudando de lado o tempo todo: o que começou como uma briga entre duas equipes se tornou um grande embate de ideias, principalmente no final, quando Ciclope se encontra em total poder da força Fênix e acaba tomando uma atitude muito drástica que – de fato – alterou bastante o rumo da Marvel atual. A morte de um importantíssimo personagem aconteceu no final da saga, e as consequências disto se refletem nas atuais histórias dos mutantes, como All New X-Men e Uncanny X-Men.

Vingadores vs X-Men pode não ter sido uma saga extremamente marcante na história da Marvel (como a Guerra Civil ou a Dinastia M), mas com certeza serviu como ponto de partida para muitos leitores de quadrinhos – inclusive eu – mergulharem de cabeça nas histórias da Marvel, pegando carona no que o Universo Cinematográfico desta estava nos apresentando. Além disso, provocou grande furor durante a sua publicação, dividindo os "marvetes" entre quem acreditava que Ciclope estava certo (e continuo defendendo veemente que ele de fato estava) e quem achasse que ele estava completamente errado no que pregava. O próprio criador do Ciclope disse posteriormente que aquele não era o personagem que ele havia criado, o que causou ainda mais polêmica ao redor da saga.

Na primeira vez que li a saga, me encantei logo de cara, mas achei um pouco confusa devido ao número de personagens desconhecidos que possuem importância na trama. O fato de alguns mutantes estarem do lado dos Vingadores (Oi, Wolverine) também chega a ser paradoxal, mas depois de um pouco de pesquisa e paciência, a saga se torna bastante fluída. A mudança de lado dos heróis e a quantidade de personagens integrando o lado dos Vingadores chega até a ser motivo de piada dentro da própria história, quando é dito que aparentemente todo mundo é um Vingador. No final, a saga me proporcionou um apego ainda maior aos personagens da editora – que já não é a minha favorita – e mostrou que tem seus pontos positivos, principalmente no que é relacionado aos mutantes.


No Brasil, a saga está sendo publicada mensalmente pela editora Panini, mas infelizmente a edição #1 já está esgotada para venda.
X-Men 7254900241685774451

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item