[Review] The Newsroom 2x05/06 - News Night With Will McAvoy/One Step Too Many
http://siteloggado.blogspot.com/2013/08/review-newsroom-2x0506-news-night-with.html
Talvez pela primeira vez nesta temporada, The Newsroom teve uma sequência de dois episódios sem seguir a estrutura que vinha seguindo até o quarto episódio. O que poderia ser muito interessante para a série.
Os dois episódios sobre os quais falaremos, tem diversas semelhanças, já que ambos dividem suas abordagens entre as tramas de suas personagens que conduzem a série, digamos, emocionalmente, e também da trama política, que, ao meu ver, é a verdadeira face interessante em The Newsroom. Em News Night With Will McAvoy, como o título aponta, tivemos um conflito surgindo a partir dos problemas de Will na apresentação do News Night, que recaem sobre seus problemas pessoais, enquanto Charlie recebe a visita de um representante da marinha americana e as questões relacionadas à disputa pela vaga republicana nas eleições presidenciais - esta, também presente no episódio seguinte. Em One Step Too Many, a série parece estar retomando a relação entre Jim e Maggie, e outra que também está se desenvolvendo é aquela entre Will e Nina, mas neste episódio, tomam o destaque os debates que ocorrem na reunião de toda a equipe do noticiário, e também na entrevista que a ACN consegue sobre o uso de um gás tóxico na operação de Genoa.
Quanto a isto, Aaron Sorkin e sua equipe já decidem erroneamente na retomada da relação entre Jim e Maggie e no desenvolvimento desnecessário da relação entre Will e Nina, que ainda não consegue me convencer. O foco político parece estar diminuindo aos poucos e isto é preocupante, como pudemos perceber num crescimento de One Step Too Many, durante a entrevista sobre o uso do gás, não somente no envolvimento com o espectador, mas também com a maior preocupação com a linguagem, com uma presença mais marcante e eficiente do recurso da fotografia. Aparentemente, a equipe da série parece trabalhar muito mais nisto quando está nas sequências mais sérias de cada episódio.
Torna-se interessante observar a tensão gerada pela pouca movimentação das personagens, nos dois episódios citados, uma vez que cada um deles - em grande parte do tempo dos episódios - mantém-se no mesmo lugar que estavam no início dos mesmos, como com toda a equipe na reunião ou Will durante muito tempo do News Night With Will McAvoy mantendo-se na bancada em que apresenta o noticiário, algo que não é costumeiro de se acontecer, gerando uma maior tensão para o público a respeito dos eventos que ali se passam.
Uma pena é que, como já brevemente dito, os dois episódios trouxeram uma série de decisões abaixo do que se espera de The Newsroom, e que deverão influenciar o que ainda está por vir nesta temporada. A estrutura diferente no que vinha sendo aparentado, não trouxe nada de positivo e que pudesse dar aquela chacoalhada que talvez a série necessitasse a esta altura do segundo ano, uma vez que tornaram ambos os episódios arrastados e, ainda por cima, menos envolventes por deixar esta estrutura que sempre nos deixava ressabiados sobre o que estava por vir. Agora, nos resta esperar que o melhor da série seja retomado, ainda que já não sejam uma novidade.
P.S.: Aos cinéfilos, há uma cena em que Sloan discute como fracassos do Cinema recente tem relação com a situação econômica do próprio país. Interessante.