loggado
Carregando...

[Review] Breaking Bad 5x11 - Confessions

Bitch!


Bitch!

Breaking Bad continua trilhando um ótimo caminho rumo ao seu final. Confessions mantem a linha tensa dos dois últimos episódios, e pode-se dizer que foi a estreia, de fato, de Jesse Pinkman nesta segunda metade da quinta temporada. Os eventos deste episódio explicam algumas coisas, porém não deixam de lançar novas dúvidas a respeito do destino de Walter & cia até o series finale.

Durante a primeira metade do episódio, acompanhamos as tentativas de Hank em conseguir provas contra Walter. Se num primeiro momento ele não contou com a ajuda de Jesse, após isso as coisas pioraram. Heisenberg resolve mostrar seu lado manipulador novamente, tanto para manter o filho longe dos cunhados, quanto na cena do restaurante em que Marie sugere que Walter se mate. Ali foi possível ver que Hank não tem nem de perto o controle da situação. Quem continua ditando as regras é Walter White.

Para quem já inventou tantas mentiras, mais uma, bem elaborada, não seria problema. E foi aí que Walter gravou sua "confissão" que, aliada com o fato de o tratamento de Hank ter sido pago com o dinheiro de Walter, deixa o chefe do DEA de mãos atadas. Com isso, a verdade era que Walter não teria com o que se preocupar, mesmo com o cunhado sabendo a verdade. Como já disse antes, está muito difícil pegar Heinsenberg, mas nem consegue escapar de falhas, e talvez em mostrar um pouco de humanidade, o que já é raro nele, Walter tenha arranjado problemas que não conseguirá resolver. O problema tem nome: Jesse Pinkman.


A parte final de Confessions dedicou seu tempo a Jesse. O sofrimento dele já vinha de vários episódios, e justificava suas ações. Pinkman já está exausto do jogo de Walter, mas não o suficiente para denunciá-lo a Hank, por enquanto. O jovem exigiu a verdade do antigo professor, afinal ele já conhece Walter muito bem. Porém ali, no deserto, onde Heinsenberg poderia mesmo matá-lo e se livrar de um possível problema, Jesse é poupado e influenciado a mudar de identidade sumindo do mapa. Só posso imaginar que Jesse ainda tem muitos pontos com Walter, e por isso não foi morto como Mike foi. "Sr. White" deve levar em conta tudo que os dois passaram juntos, e ponderou antes de decidir mesmo se livrar de Jesse.

Tudo ficaria bem dessa forma, mas como num acaso do destino, já comum em Breaking Bad, Jesse descobre sobre o envenenamento de Brock, "quebra as regras" novamente e desconta sua raiva em Saul, e se dirige a casa de Walter planejando queimar tudo por lá. Essa é a raiva de Jesse "apenas" por causa do envenenamento de Brock. Ele nem sonha que seu ex-professor é o responsável direto pela morte de Jane. 

Enfim, Confessions provavelmente marca o fim de qualquer relação amigável entre Walter e Jesse. Não é possível prever o que vem por aí, mas se seguir a linha dos últimos episódios não devemos nos decepcionar. Faltando cinco episódios para o fim, mais detalhes que levarão ao momento visto no inicio de Blood Money devem ser revelados. Só resta aguardar, novamente com muita ansiedade, pelo próximo episódio.

Considerações Finais

- A cena com Todd no começo do episódio ficou em aberto, mas com certeza terá algo de relevante em algum momento futuro. É interessante notar a falta de cautela de Todd em descrever com detalhes toda aquela operação do roubo do trem. A defesa quase intransponível que Walter White montou para se proteger de ser preso, tem algumas falhas que poderão ser exploradas futuramente. Heinsenberg vai cair.

Reviews 3709119422375194363

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item