loggado
Carregando...

[Review] Breaking Bad 5x10 - Buried

Quando tudo se encaixa perfeitamente.


Quando tudo se encaixa perfeitamente.

Após um retorno espetacular, Breaking Bad apresenta mais um episódio perfeito, que não deixou a tensão cair nem por um segundo. Novamente um roteiro bem planejado, uma direção eficiente e grandes atuações marcaram presença. Para não ficar aqui enchendo a série de elogios, vamos ao que Buried significou para essa reta final. Algumas estruturas antes intactas desmoronaram, e podemos ver que pegar Walter está longe de ser uma tarefa fácil.

Após lidar com Walter, foi a vez de Skyler ficar cara-a-cara com Hank. Porém, o anseio do policial em conseguir provas contra seu cunhado acabou prejudicando (e muito) a conversa com Skyler, que, apesar do desespero, não perdeu a razão e conseguiu não comprometer as coisas. Skyler sabe bem que terá tantos problemas quanto o marido, caso ele seja preso. Assim, é natural que ela tente se proteger e, nesse caso, proteger Walter também. Deste modo ela sacrifica a relação com a irmã, e penso que tão forte quanto a cena de semana passada entre Hank e Walter foi esta entre Skyler e Marie. Toda a sequência, desde quando Marie descobre que Skyler sabia há tempos a verdade sobre Walter até a tentativa de levar Holly embora foi extremamente dramática. Aqui, mais uma estrutura antes firme, desaba. A relação entre os membros dessa família nunca mais será a mesma, isso é óbvio, mesmo assim é impressionante ver cenas que imaginávamos assistir desde a primeira temporada. 

Enquanto isso Walter trata de sumir com o dinheiro para ter uma garantia "de que seu trabalho não foi em vão". O cuidado em não esquecer as coordenadas de onde deixou toda a fortuna e todo o trabalho para enterrá-la foi a forma que ele encontrou para agir rápido e tentar retardar uma possível prisão. É estranho que Walter tenha repreendido Saul quando ele sugeriu matar Hank, "ele é família" é um argumento que o ex-professor pode muito bem ignorar se sentir acuado demais. Não dá para confiar no que Walter White diz. No entanto, aqui ele deve estar apenas querendo manter as aparências enquanto for possível. Enquanto Hank não encontra a peça chave que traga as provas necessárias para incriminá-lo. Porém, de maneira sutil e bem ao estilo Breaking Bad, a tal peça cai nas mãos do chefe do DEA

Hank consegue enxergar as coisas de maneira perfeitamente clara. Ele sabe que não há explicações para o fato de não ter percebido que Heinsenberg estava bem em baixo de seu nariz. Como ele mesmo disse, sua carreira encontrará o fim assim que ele levar essa história ao pessoal do seu departamento. E nesse momento Jesse entra novamente em seu caminho. Jogar dinheiro por ai acabou custando caro, e Hank tem a peça que faltava. Interrogar um Pinkman com peso na consciência deve colocar o policial mais próximo de prender Heinsenberg. Mas como disse antes, isso não será nada fácil. Paralelo a tudo isso, temos Lydia e mais uma chacina comandada pelo não menos monstruoso Todd. Como isso vai voltar para a vida de Walter também é algo que deve ser mostrado em breve. 

Por ora, as peças do quebra-cabeça que é este final de Breaking Bad vão sendo cuidadosamente montadas. A tensão aumenta, as coisas se complicam e, para nós espectadores, resta a ansiedade. Buried conseguiu com perfeição colocar Skyler e Marie no novo contexto da série que é Hank saber a verdade. Agora resta Jesse Pinkman também saber disso e não tem como não ficar ansioso por esse momento. Restam apenas seis episódios e Breaking Bad parecer não ter um objetivo menor do que fechar com chave de ouro. Até semana que vem.

Considerações Finais

- Penso que muitos se sentiriam tentados a imitar o Tio Patinhas e deitar naquele mar de dinheiro.
Reviews 3992292082184823266

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item