loggado
Carregando...

[Review] Breaking Bad 5x09 - Blood Money

O fim começa.


O fim começa.

O retorno mais aguardado da temporada finalmente aconteceu. Breaking Bad está de volta e conseguiu atender as expectativas cada vez maiores em torno da série com um episódio primoroso. Blood Money veio com a missão dar uma ideia do que esperar dos últimos momentos dessa série, e surpreendeu ao colocar rapidamente Hank e Walter frente a frente. Porém, mais do que isso, o episódio mostrou um Walter cada vez mais teatral na arte de mentir sem receio algum, mas a tentativa de se manter a salvo está cada vez mais próxima do fracasso. 

Assim como no começo da temporada, fomos presenteados com uma rápida visão do futuro. A cena de Walter visitando sua casa em estado de abandono serviu para alimentar a imaginação de todos. E como a série chegará a esse ponto, começa a ser revelado agora. O estado de Hank ao perceber que o cunhado era aquele quem ele tanto procurava, mostrou com perfeição o peso dessa descoberta. Investigar sua suspeita foi o passo óbvio, porém Hank não experimentou ainda a sensação de ser um rival direto de Heisenberg, tanto que ele descobriu rapidamente o GPS escondido em seu carro. A prestação de contas entre os dois foi rápida, e isso é um ponto determinante desse início da segunda parte da temporada. Não é difícil prever que Hank corre perigo agora, e Walter está cada vez mais insano. Entretanto, sabemos que ele terá que fugir, e a questão que fica é quanto tempo vai levar até todo esse conforto que Walter conseguiu estabelecer ir pelo ralo.

Aqui, Jesse aparece como outro ponto a ser destacado. Seu desconforto com o dinheiro e o peso na consciência permanecem fortes. Porém, Jesse não consegue se livrar da presença de Walter, que claramente está ali para garantir que ele não complique as coisas para seu lado. Pelo menos é possível perceber que as mentiras de Walter não estão mais convencendo seu antigo parceiro, que já sabe da morte de Mike, por mais que seu ex-professor negue. Para aliviar a consciência, Jesse sai por aí jogando o "blood money" pela rua, mas e se ele resolver que o certo mesmo é se voltar contra Walter a ponto de cooperar com Hank? Fica a teoria. Por enquanto o que é certo é a deterioração cada vez maior da relação entre os dois.

Não podemos esquecer também de Lydia, que praticamente implorou o retorno de Walter à velha função. Skyler pode até expulsá-la com fúria, mas ela deve voltar e aí está alguém que não passa confiança nenhuma e deve ser outra causa da queda cada vez mais próxima de Heinsenberg. E tudo deve ocorrer em um curto prazo de tempo. 

Vale destacar, além do roteiro, outros aspectos do episódio muito bem feitos, como a direção, a edição, e a edição de som. Tudo funcionou perfeitamente, gerando um clima de tensão na medida certa, e por que não até um certo thriller psicológico, seja na cena inicial, com a sutileza de ir das manobras de skate até o momento que Walter encontra sua antiga vizinha, seja na reação de Hank ao sair do banheiro, ou quando inicia sua investigação na garagem de casa. Breaking Bad continua cuidando muito bem de todos os detalhes.

Com uma cena final que serve apenas para gerar ansiedade pelo próximo episódio, fica agora a espera pelo que vem por aí. A certeza é que Breaking Bad voltou com tudo, pronta para entregar um final digno dessa série. Agora faltam apenas sete episódios, e a expectativa fica cada vez maior. Dessa vez nem Saul Goodman resolve o problema de Walter White. O fim começou, e começou muito bem.
Reviews 6200298863033496477

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item