loggado
Carregando...

[Review] The Newsroom 2x01 - First Thing We Do, Let's Kill All The Lawyers

Sobre consequências.


Sobre consequências.

Após estrear em Junho do ano passado com o alarde de ser uma produção da aclamada HBO, The Newsroom se firmou como uma das grandes surpresas positivas da televisão americana, e com a exceção de alguns erros por ser uma temporada de estreia, certamente foi uma das produções televisivas com maior qualidade de roteiro dos últimos anos. Agora, estreando sua segunda temporada, a série também começa a ganhar reviews aqui no LoGGado, e após tanto aguardo, nos resta esperar o melhor do segundo ano.

O episódio de retorno inicia-se com uma conversa entre nosso protagonista, Will McAvoy (Jeff Daniels) e a advogada que o representa. Esta conversa nos retornará ao ponto seguinte a um dos principais momentos da primeira temporada, quando Will soltou ao vivo a seguinte frase: "O Tea Party é o Talibã americano." E esta foi a frase que provocou tantas consequências.

A partir deste momento, o episódio nos leva de volta aos eventos seguintes a estas frases, e justamente destas consequências seguintes, como num grande flashback. E abordando estes desencadeamentos, o roteiro de Aaron Sorkin lança uma infinidade de sub-tramas, desde as que abordam a má visão que a ACN ganhou entre a mídia após a declaração até o simples surgimento da ideia do Neal em fazer uma reportagem sobre o movimento Occupy Wall Street, sendo que esta última surgiu mais para mostrar o tempo em que o episódio se situa, enquanto a primeira foi o real gerador do desenvolvimento do mesmo.

Gosto de pensar que a motivação para utilizar esta fórmula é a de que foi um retorno, então The Newsroom pode ter optado por recapitular um pouco o que os ocorridos do ano passado - não na temporalidade dos eventos da série, mas sim de sua exibição - geraram, mas o problema é que todos nós que acompanhamos a primeira temporada sabemos que The Newsroom pode mais, e não precisa seguir fórmulas estabelecidas em sua estrutura. Por sorte, a série tem a capacidade de se recuperar na qualidade de seu elenco, que se destacou especialmente com Jeff Daniels e a despreocupação completa de seu Will McAvoy com sua declaração e tudo o que esta gerou, destacando muito bem a construção cheia de ironias que o protagonista atribui ao excelente personagem.

Para fechar, The Newsroom volta após este grande flashback para os tempos atuais da conversa entre - agora - MacKenzie e a advogada, gerando um daqueles diálogos que fecham com excelente classe o episódio, como sabemos que a série sabe muito bem fazer. O resultado de tudo isso é um episódio bom, mas que poderia ter mais empenho para fugir de fórmulas e enxugar um pouco suas subtramas - já que enquanto algumas são bastante inteligentes, outras são descartáveis -, mas vamos dar uma chance, afinal de contas, nós sabemos que a série tem capacidade para desenvolver muito mais, e agora nos resta torcer por isto. De qualquer forma, foi muito bom rever Will, MacKenzie, Charlie e companhia.

The Newsroom 3388329958870165995

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item