loggado
Carregando...

[Review] Falling Skies 3x07/08 - The Pickett Line/Strange Brew

Essa foi inesperada...


Essa foi inesperada...


3x07 - The Pickett Line


Se essa temporada de Falling Skies estava ficando cada vez mais interessante esse episódio veio para nos mostrar que tudo pode ficar ainda melhor. Com revelações impressionantes e com uma reviravolta bastante inesperada The Pickett Line é a prova de que esse mundo pós-apocalíptico ainda tem muitas coisas novas guardadas para nós.

O episódio teve dois núcleos principais: um era Charleston, que tinha que lidar com sua nova governante e seus problemas internos, e o outro era a família Mason que estava procurando por Anne e Alexis. Ambos tiveram surpresas e reviravoltas, mas nada mais impressionante do que o que aconteceu em Charleston: descobrimos quem era o segundo traidor infiltrado na cidade. Descobrir que a Lourdes estava sendo controlada pelos alienígenas foi muito chocante, eu esperava a vice-presidente como traidora, ou qualquer outro mais envolvido com os planos de batalha, mas justamente a jovem médica (de quem ninguém suspeitava) acabou se revelando como agente infiltrada. No meio de problemas com Pope e com a aparição de Cochise e do presidente “oficial” dos EUA, essa revelação foi de longe o fato mais importante não só deste núcleo, mas de todo o episódio. Se por um lado ficou claro que o inimigo está mais infiltrado do que se esperava, por outro foi comprovado (ou pelo menos quase) que os Volm realmente estão fazendo aquilo que haviam dito: uma arma capaz de salvar a raça humana. Mas mesmo com tudo o que aconteceu, a cidade de Charleston ainda tem muitas tramas que podem ser desenvolvidas. Particularmente, gostaria muito de ver como (e principalmente quando) Lourdes foi transformada em um agente infiltrado.

Enquanto isso, Tom e seus filhos, que tinham ido procurar o restante de sua família, foram encurralados e tiveram suas armas e suprimentos roubados por uma outra família. Tenho que dizer que eu gostei bastante desse plot. Acho que todos que já assistiram qualquer filme ou série que tem o fim do mundo como tema já se perguntou “o que eu faria se estivesse nessa situação?”, e eu simplesmente adoro quando séries desse tipo mostram mais de uma opção diferente de atitude. As duas famílias poderiam trocar de vida sem problema nenhum caso os eventos tivessem ocorrido de forma diferente; todos são humanos, todos tem que lidar com uma situação extrema e cada um sobrevive como pode. Além de ver a situação da outra família também temos um evento importante: Matt atirou em outra pessoa pela primeira vez. Seu irmão mais velho estava em perigo e ele atirou em um dos homens que havia roubado a família Mason momentos antes. Depois disso, todo o desenvolvimento desse núcleo se baseou no diálogo entre as famílias, com cada lado contando sua história e mostrando que realmente os papéis poderiam se inverter facilmente entre eles.

No fim de tudo, o homem em quem Matt atirou morreu e os Mason conseguiram escapar. Mas ao ver que os skitters iam em direção à casa, Tom resolve voltar para ajudar as pessoas que haviam ameaçado ele e sua família. O resultado não poderia ser outro: ele foi sequestrado. Com Tom sendo vítima da armadilha, Lourdes ainda livre de suspeitas e um clima de tensão dentro de Charleston devido a um conflito de interesses, o episódio terminou deixando muitas dúvidas sobre o que vai acontecer.

Por ter explorado bem tanto os personagens que apareceram no episódio quanto aqueles que já estão a bastante tempo na série, além de ter revelações impressionantes, esse episódio foi capaz de manter o alto nível que essa temporada vem apresentando.

 3x08 - Strange Brew 


Esse episódio com certeza foi uma surpresa, mas não sei até que ponto foi uma surpresa boa. A ideia dele foi bem interessante, mas a forma como foi executada acabou gerando uma quebra no ritmo que a temporada vinha mantendo, além de não ter gerado um desenvolvimento muito grande na história. Foi um episódio bom, mas talvez não bom o bastante.

Durante metade do episódio, nós acompanhamos como poderia ter sido a vida da família Mason caso a invasão nunca tivesse ocorrido. Foi interessante ver como seria a dinâmica da família em um ambiente normal, além de ser engraçado ver Pope como um professor universitário ou o Coronel Weaver como um morador de rua, mas, por mais que tenha sido algo diferente, acho que o tempo gasto nessa ilusão foi grande demais. Tudo era um plano da Karen, que estava usando uma espécie de máquina capaz de controlar os sonhos de Tom (que havia sido sequestrado no episódio anterior), para obter informações sobre a estratégia de ataque da resistência. A forma utilizada para obter a informação foi muito inteligente mas todo aquele tempo acompanhando a vida “falsa” criada pela Karen acabou quebrando com o ritmo que a série tinha até o momento. Mas, apesar disso, houve um momento ainda pior neste lado do episódio: a forma como Tom escapou. Após falhar em obter a informação que queria, Karen leva seu prisioneiro para ver onde eles estão (dentro da arma que será usada para destruir o planeta), e é um local incrivelmente alto.  Pela forma como está a câmera é possível perceber que eles estão a uma altura correspondente a um prédio grande, e o que o genial presidente faz para escapar? Ele se agarra no skitter e se lança em direção ao chão, usando o alienígena como escudo contra o impacto.

Sei que não faz muito sentido discutir física em uma série cujo tema principal é uma invasão alienígena, mas justamente por ser algo absurdo, os criadores deveriam se esforçar para trazer um pouco de realidade. Com base na altura aparente do local de onde ele pulou seria impossível que Tom sobrevivesse à queda usando apenas outro corpo como escudo. E fica pior: mesmo que você escolha ignorar esse “detalhe” ainda tem o fato de que o personagem saiu andando do local e não foi caçado por nem mesmo um alienígena. Ele estava no centro de comando, no local onde estava a arma responsável pela destruição do planeta, e realmente não existia nenhum skitter ali para atacá-lo? Tudo bem, seu retorno pra casa foi emocionante, com certeza um ponto positivo do episódio, mas não foi o bastante para compensar tantos problemas.

O que de fato salvou o episódio foi a forma como Charleston e seus habitantes foram retratados. A falta de confiança entre os membros da resistência foi muito bem retratada, trazendo um clima sério para o episódio. Outro atentado dentro da cidade só piorou a situação de desconfiança, sendo que a nova presidente é aquela de quem mais se suspeita. A preparação do ataque principal, somada com a volta dos filhos de Tom, trouxe novamente uma promessa de um futuro melhor para a série.

O ritmo estava muito bom até aqui, mas infelizmente a falta de coerência em alguns momentos, somada ao andamento extremamente lento do episódio prejudicaram a boa fase dessa temporada. Acredito que o melhor ainda está por vir, e mesmo que Strange Brew tenha dado uma atrasada nos eventos principais o episódio nos preparou para algo grande. Só espero que não venha uma decepção.

Reviews 1563727804475790547

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item