loggado
Carregando...

[Review] Smash 2x16/17 - The Nominations/The Tonys (Series Finale)

And the Tony goes to...


And the Tony goes to...

Lembro quando vi o piloto de Smash, foi uma das poucas séries que gostei de imediato. Eu nunca tinha visto Glee, logo essa era minha primeira experiência com uma série musical. Na verdade posso dizer que Smash abriu minha mente para esse gênero, que atualmente é um dos meus favoritos. A série não precisou de muito tempo para se tornar uma das minhas preferidas. Também me tornei superfã da protagonista Katharine McPhee. O curioso é que fui um dos poucos que teve esse ponto de vista, a maioria começava a desgostar da série com o tempo. Algumas vezes vamos contra a maré, não é mesmo? Seja como for, sentirei muita falta e provavelmente vou rever esses 32 episódios mais de uma vez. Para comentar o Series Finale, usarei um método que utilizo em episódios duplos: tópicos por personagens. Após eles, nas Considerações Finais, darei os últimos troféus Smash e Crash, além de uma boa análise, não apenas da segunda temporada, mas de toda a série em si. Afinal, entre erros e acertos, Smash deixa algumas lições.

Karen & Jimmy

Karen, a primeira personagem que conhecemos, teve um final simples e discreto. Para a atriz restou esperar as indicações aos Awards. Se formos pensar, para alguém que acabou de começar a carreira, Karen ficou muito bem. Nem Jennifer Lawrence venceu na primeira vez. Como Eileen disse, o tempo conta a favor dela. É só uma pena que seu plot com Jimmy tenha sido aquela coisa de novela. Agora a jovem vai aguardar (sério mesmo?? Parte pra outra!!) Jimmy sair da prisão. Bom, boa sorte para ela. Quanto ao segredo de Jimmy, esperava bem mais, achei que foi uma desculpa criada as pressas pelos roteiristas que precisavam fechar a série. No final das contas, esse casal que pouco agradou durante a temporada, pouco incomodou no fim. Jimmy até estava menos insuportável que o comum... mas esse grito aqui eu não esqueço tão cedo...


Eileen

A produtora vai deixar saudades. Uma das personagens que eu sempre gostei em Smash teve um final digno, com uma boa vitória sobre Jerry. Com Bombshell vencedor, o final acaba fiel a toda sua história, afinal foi esse o musical que acompanhamos desde o começo e, por mais que Hit List seja legal, foi o musical de Marilyn Monroe que segurou o público da série. Para Eileen restou um final feliz com Nick. Que não foi o único a ressurgir nesse finale.


Ana & Sam

Sam ganhou um Award! Olha só, a persistência valeu a pena. Já Ana acabou assustando, mas no fim desistiu de denunciar Derek. Esse plot acabou sendo um dos mais importantes da finale, já que envolveu todo o elenco de Hit List e a relação Ivy & Derek. No final, Derek se redimiu e se livrou de Daisy, permitindo ao elenco de Hit List subir ao palco para fazer a apresentação mais bonita do episódio com Broadway Here I Come. O musical de Jimmy conseguiu deixar uma boa impressão e levou o Tony que Jimmy tanto quis para Kyle. É uma pena que a série tenha sido cancelada, seria interessante ver novos musicais que poderiam chegar. Hit List deu uma nova dinâmica à série, que se tivesse sido executada na primeira temporada, poderia ter mudado o rumo de Smash.

Tom & Julia

A dupla, principalmente Tom, conseguiu ser a parte mais cômica com o plot de Tom e Patrick Dillon. Pessoalmente achei que o tempo gasto com essa história poderia ter sido usado para fechar melhor os arcos dos personagens no final. Mas deu para rir bastante, e o tal beijo não foi com Derek, como muitos apostavam. Curioso foi ver que todo aquele drama de separação da dupla acabou com o convite para escreverem o roteiro de um filme. Isso é mais um sinal de que infelizmente Smash teve que encontrar um final às pressas e preferiram dar um final feliz geral para todos. Para Julia, restou resolver velhas tramas da primeira temporada. Scott nem apareceu, mas sim Frank para finalizar a já esquecida questão do divórcio... E quem diria? Michael também voltou para uma cena. Para mim foi inesperado, porém paciência, foi o final que deram à Julia, e pelo que fez nessa segunda temporada ela mereceu seu final feliz. Seguirei Debra Messing em sua próxima série.

Derek & Ivy

A trama mais importante da finale envolveu os dois. Por isso, parece claro dizer que Ivy protagonizou o final de Smash, e o fato de ela ser uma personagem bem mais agradável que na primeira temporada ajudou muito para que tudo ficasse mais interessante de ver. As trapalhadas dela diante das câmeras, a relação com a mãe, a dúvida quanto informar Derek sobre a gravidez, conseguiram conduzir bem o último episódio. Dessa forma chego à conclusão que torci por Ivy no Tony e fiquei feliz pela vitória dela. Derek, no fim, fez a coisa certa, provando que o final feliz para todos foi a escolha rápida para o final. Por um lado isso é bom, por outro fico com pena que a série não conseguiu ter um grande final, diferente do que falou a última canção. Mas nessas horas lembro que outras séries não tiveram a chance nem de conseguir um final, por isso acabo não lamentando tanto.

Considerações Finais

Foi definitivamente um final apressado. Mas Smash conseguiu agradar seus fãs, principalmente os mais antigos que preferiam Bombshell. No saldo geral, a série é a prova de que é necessário cativar o público na primeira temporada para ter chances de sobreviver no futuro. Não basta ter excelentes músicas originais, uma história cativante é necessária. Smash teve uma primeira temporada muito burocrática, tão preocupada em mostrar cada passo dos bastidores de um musical, que esqueceu que o grande público prefere algo menos enrolado. Isso foi corrigido na segunda temporada, mas já era tarde. As tramas infantis não ajudaram em nada também. Isso pegou mal para uma série que prometia ser voltada para o público adulto. A segunda temporada foi mais dinâmica e objetiva, porém Smash já estava cancelada desde a ano passado quando não conseguiu cativar seu público. O principal problema foi esse. O número de bollywood (que eu aliás, gostei bastante) foi o menor dos problemas.

Para os fãs, ficam as grandes músicas que provam que é possível algo de grande qualidade. Algumas das canções de Smash estão entre as mais belas que já ouvi. De "Let Me Be Your Star" até "Big Finish" há muitas músicas para ouvir até cansar quando bater a saudade. Além de Debra Messing, seguirei com bastante atenção as trajetórias de Katharine McPhee e Megan Hilty.

Meu último Troféu Smash vai para o pessoal que cantou Under Pressure no sonho de Tom. Esses sonhos criativos ainda poderiam render bons momentos em uma hipotética terceira temporada.

Meu último Troféu Crash vai para a NBC por toda a bagunça de horários com a série nessa segunda temporada.

Músicas do Episódio

Feelin’ Alright - Megan Hilty

If You Want Me - Krysta Rodriguez

Under Pressure - Quase todo mundo! Até o Derek!!

Big Finish - Katharine McPhee & Megan Hilty

- Já que é a última review, vou deixar a série se despedir com um 10.

- Obrigado a todos os que acompanharam as reviews de Smash aqui no LoGGado! Cobrir minha série preferida na TV aberta foi uma das minhas melhores experiências como reviewer. Nos vemos nas reviews de Mad Men e, em breve, nas de True Blood. Até a próxima!

Smash 5870668535810453721

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item