loggado
Carregando...

[Review] Arrow 1x22 - Darkness On The Edge of Town

Dessa vez quem falhou foi o Arqueiro.


Dessa vez quem falhou foi o Arqueiro.

Depois de 22 episódios, finalmente chega a hora de esperar pela season finale e devo parabenizar os criadores por essa reta final. Arrow evoluiu muito desde o início e esses últimos episódios são a prova disso. Mantendo o mesmo ritmo de seus antecessores, Darkness On The Edge of Town preparou muito bem o terreno para a conclusão da primeira temporada.  

Após ter conseguido resgatar seu padrasto, Oliver decide que está na hora de confrontar novamente sua mãe. Quando ele foi atrás dela pela primeira vez achei a cena fantástica, não pelo seu desenvolvimento (que eu achei meio forçado), mas sim pelo significado, e agora no segundo confronto, me surpreendi com algo ainda melhor. A ideia de fingir que foi sequestrado pelo vigilante para tirar as informações de Moira foi muito boa e realmente eficiente (apesar do olho roxo). Tentando proteger a vida de seu filho, a senhora Queen conta tudo o que sabia sobre os planos de Malcolm, o que não era muita coisa, mas mais do que o suficiente para que eles pudessem impedi-lo (ou pelo menos tentar). Após fracassarem tentando acessar remotamente os bancos de dados das empresas de Merlyn, eles criam um plano para invadir o sistema por dentro, ou seja, invadir a empresa do pai de Tommy. O plano foi bem bolado e nos deu a chance de ver a Felicity (que nesse episódio estava mais engraçada do que nunca) em ação de novo. Após um quase fracasso e um encontro de Oliver com o namorado de sua irmã, além de um aperto de não que com certeza doeu, eles têm acesso ao plano do vilão e vão finalmente caçá-lo de uma vez por todas.

Falando em Merlyn, o episódio começou com ele assassinando os cientistas que trabalhavam no projeto encomendado por ele da arma sísmica. Após matar sem piedade todos os envolvidos no projeto e fugir da empresa (magicamente sem que nenhuma câmera visse o carro, ou fosse capaz de identificá-lo) ele aparece em outros dois momentos do episódio antes do confronto final: na mansão dos Queen, conversando com Walter e fazendo o sangue de Moira congelar de medo, e depois em sua empresa, onde ele quase consegue (sem saber) atrapalhar os planos de Oliver. É interessante ver o fator de medo que ele impõe em Moira, nos últimos episódios ficamos sabendo que o pai de Oliver não era um vilão tentando acabar a cidade, como se podia imagina antes, e depois do “sequestro” de Moira ficou claro que ela também não é uma vilã por excelência (o que já dava para perceber sem tanto esforço, mas agora foi provado), e que apenas se manteve ao lado de Malcolm para proteger sua família.

Outro fazendo de tudo para proteger sua família (ou pelo menos aqueles que são próximos) é Yao Fei. Descobrimos que ele apenas capturou Oliver e os outros para dar a eles uma chance de sobreviver. Não acho que tenha sido o momento mais genial da vida dele, mas a intenção foi boa. Descobrimos então o plano do grupo que habita a ilha: acabar com a economia da China destruindo todos os aviões entrando ou saindo do país. Além disso, descobrimos que eles estão ali apenas prestando um serviço, e portanto recebem ordens de outra pessoa. Muito provavelmente a misteriosa mulher por trás dessa ideia se revelará apenas na próxima temporada, a não ser que nos mostrem seu rosto na season finale deixando sua identidade como um cliffhanger. Voltando ao plano para acabar com a China, nós finalmente descobrimos a importância de Yao Fei: ele será usado como bode expiatório, assumindo a culpa pelo ataque ao avião, usando uma vingança pessoal contra o governo chinês como motivo para suas ações. Após a mensagem ser gravada, acontece a maior surpresa do episódio: ele é morto com um tiro na testa. Ficava cada vez mais difícil imaginar o treinamento de Oliver como sendo algo “simples” onde os quatro se esconderiam eternamente na ilha e treinariam o vigilante. Já estava claro que ao final dos cinco anos na ilha Oliver seria o único sobrevivente do grupo, mas não imaginei que Yao Fei seria o primeiro a morrer, especialmente sobre essas circunstâncias. Basta agora esperar o episódio final para ver como Oliver sobreviverá e se ele conseguirá salvar Slade e Shado (sendo que ambos levaram um tiro e, portanto, não estão em condições de fazer muita coisa).

Mas o episódio não é somente sobre mortes, sequestros e planos diabólicos, também temos os relacionamentos amorosos, e esses ocuparam um espaço considerável desta vez. Falando primeiro das separações, temos Moira e Walter, além de Roy e Thea. A primeira já era algo anunciado, bastava Walter ligar os pontos para imaginar um envolvimento de sua esposa com seu sequestro, afinal, como ele mesmo disse, bastou ele não ouvir o aviso dela que isso aconteceu. Só espero que isso não faça o Walter sair da série, não que ele seja muito importante, mas ele acabou de voltar, sair de novo tão rápido (principalmente se for permanente) ficaria estranho. Já a separação da jovem Queen e do (no futuro, se tudo der certo) Arqueiro Vermelho foi desnecessária e soou clichê, além de ser mais do que óbvio que eles vão voltar em algum momento. Mas nem tudo é separação, o casal principal da série finalmente “se entendeu”. Já era algo totalmente esperado e até mesmo o momento em que o Tommy viu os dois não foi surpreendente (por mais que tenha me lembrado uma cena de novela). Confesso que fiquei um pouco triste com a união de Oliver e Laurel, mas é só porque eu acho que ele com a Felicity daria muito mais certo (e a loira deve concordar comigo, já que ela mesma afirmou que se imagina agarrada ao Oliver “de forma platônica”). Enquanto Laurel não for como a Dinah Lance dos quadrinhos (lê-se ter um grito sônico e ser habilidosa o bastante para espancar o Arqueiro) não acho esse casal tão interessante quanto a outra opção.

E para finalizar, vamos falar do fim do episódio, que foi muito bom. O esperado confronto entre os dois Arqueiros da cidade foi muito bom e muito destrutivo para o cenário. A experiência de Malcolm surtiu efeito e mesmo com o Oliver dando muito mais trabalho que no primeiro confronto, ele ainda foi derrotado. E assim termina, Oliver inconsciente e desmascarado por seu inimigo e Malcolm surpreso por descobrir quem é o vigilante. As imagens liberadas do próximo episódio e o final desse criam enormes expectativas para a season finale e se o ritmo recente for mantido, com certeza o final será incrível.

Obs.: A Felicity apareceu do nada, com uma participação pequena, e conforme foi aparecendo mais ela foi me conquistando cada vez mais, como também conquistou muita gente. Espero que na próxima temporada ela ganhe ainda mais destaque e mais falas boas, porque a personagem funciona muito bem como o alívio cômico da série. 
Reviews 9212019770418537276

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item