loggado
Carregando...

[Review] Mad Men 6x04 - To Have and To Hold

Uma concorrente à altura de Don Draper?


Uma concorrente à altura de Don Draper?

Após o inicio da trama envolvendo Peggy e a Heinz Ketchup no episódio passado, esperávamos que essa questão voltasse esta semana. E voltou. Porém, Peggy foi deixada para os últimos minutos de To Have and To Hold, pois o destaque até então estava em outros personagens. Dessa forma podemos dizer que tivemos quase "dois episódios" dentro de um, pois o que Peggy fez mudou completamente o ritmo que estávamos tendo. Saímos do drama de Joan, das tentativas inúteis de Crane em ser reconhecido, para chegarmos ao ponto que deve ser o mais importante da temporada: Don tendo que enfrentar a concorrência de Peggy Olson. E o episódio tratou de mostrar que enquanto Peggy pode ser "o futuro", Don se mostra um pouco ultrapassado. Como previsto, Stan ficou muito irritado com ela. Fica a dúvida de que se a situação fosse reversa, ele não teria agido da mesma forma.

No fim, todo o "Projeto K" foi um grande fiasco. Don apresentou uma ideia inferior a de Peggy, que acertou em cheio no que o cliente queria. Ainda por cima, Ken anuncia que a Heinz Beans também abandonou a agência. Essa derrota de Don diante da concorrência pode ser temporária, afinal os cinco anos anteriores mostram que ele sabe se reerguer, entretanto fica claro que o publicitário passa por problemas pessoais que interferem diretamente na vida profissional. O roteirista, Erin Levy, optou por expor no diálogo de Sylvia a situação de Don. "Rezo para que você encontre paz". Isso deixa claro que Draper tem problemas e se sente muito infeliz. Mad Men raramente deixa explícito algo. Se deixou dessa vez, é porque é crucial que todo telespectador entenda isso.

Sobrou para Megan, que além não conseguir convencer o marido de que não havia nada demais nas suas cenas, ainda teve que aguentar a "mente aberta" de seus chefes. O que gerou a cena mais engraçada do episódio, porém é apenas mais um motivo para Draper ser contra o trabalho da esposa, e ele deixa isso muito claro na cena do camarim. O que também fica claro é que a relação dos dois está prejudicada, e essa pode ser apenas a primeira briga da temporada. Devagar vamos vendo mais um casamento ruir.

Comentada essa parte, parto para os outros personagens. Joan finalmente ganhou seu destaque. Nesse episódio ela lidou com duas pessoas que a veem como exemplo: Dawn e Kate. A primeira, secretária de Don, ganhou destaque durante todo o episódio, mas foi o que ela disse no final que foi determinante para compreender as outras cenas. Dawn se espelha em Joan. Vê nela um exemplo a ser seguido. Estar na posição de Joan é ter um bom emprego, um bom status. Isso explica porque Dawn quer se dar bem na agência, mesmo aguentando o preconceito de muitos, ajuda das colegas e até sacrifica seu tempo que poderia usar em sua vida pessoal, e principalmente porque não quer que Joan a odeie. Ela só não sabe que Joan não se sente um exemplo a ser seguido. Como fica visível nas suas conversas com Kate. O que Joan fez para se tornar sócia ela nunca vai esquecer, e isso tende a incomodá-la eternamente. Por isso elogia a vida que Kate leva e não a sua. Onde Joan descarrega tudo isso? Obviamente, nas secretárias que ela não faz questão de gostar. 

Dessa vez, ela teve que aturar a revolta de Crane. Porém Crane pode até trazer milhões para a agência e não fará diferença. Ele não tem moral nenhuma com os sócios, como a divertida cena entre Roger e Bert mostrou. Será que Crane é um daqueles que "choram no elevador" citados por Dawn? Não duvido, porém é apenas um detalhe. Vale lembrar também que no histórico da série muita gente já foi demitida da agência. Crane pode reclamar, mas nunca será sócio. A menos que aconteça alguma situação muito peculiar.

Enfim, tivemos mais um bom episódio, que explorou alguns personagens que ainda não tinham recebido destaque nessa temporada, e cada vez fica mais claro que Peggy e Don vão brigar por muitas contas daqui para a frente. Enquanto isso veremos o protagonista e seu vazio cada vez mais acentuado, que em alguns momentos fica evidente e em outros, fica apenas nos detalhes, como esconder o crucifixo de Sylvia. Fato é que Mad Men continua com mais uma excelente temporada.

Considerações Finais

- Bom ver o pessoal tirando os sapatos para entrar na sala de Bert. Nem lembro a última vez que isso aconteceu.

- Falando em Bert, seus comentários são sempre os melhores.

- Siga @CelsoLandolfi e deixe seu comentário! Até a próxima.
Reviews 82901614907288533

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item