[Review] The Following 1x13 - Havenport
Entre erros e acertos.
http://siteloggado.blogspot.com/2013/04/review-following-1x13-havenport.html
Entre erros e acertos.
A review deste episódio será dividida em duas partes: A primeira parte comentará os eventos deste episódio de The Following, afinal tivemos fatos importantes que mudaram um pouco o rumo da história. A segunda parte será apenas um comentário sobre a quase completa falta de eficiência do FBI neste episódio e como eles são cuidadosos, como na cena desta foto logo aqui acima.
Parte I
As melhores qualidades dessa série foram vistas em Havenport. Tensão e suspense na dose certa conduziram o episódio onde Joey foi finalmente resgatado. Porém esse resgate envolveu uma grande crise entre os altos membros da seita. Pois é, depois de semanas de provocações e brigas, a relação entre Carroll e Roderick acabou. É incrível como Roderick, braço-direito e grande responsável por tudo aquilo de vemos na mansão, acabou sendo apenas mais um personagem inexpressivo e sem muita função na série. O grande feito de Roderick foi sequestrar Joey, feito que levou Carroll a condená-lo a morte, e deu a Jacob a função de resgatar seu filho.
Mas Jacob é diferente. Não sei dizer se ele vai se tornar um vilão definitivamente, ou vai ser sempre essa pessoa indecisa, que em alguns momentos percebe a loucura que está cometendo. Claire implorou a ele que caso encontrasse Joey, deixasse-o ir. Tudo bem que foi um momento de grande pressão para Jacob, com a polícia chegando e etc, porém mesmo assim, ele deixou o menino para que Ryan o resgatasse. As palavras do agente Hardy, sobre o fato de Joe não se importar com a vida de seus seguidores, entraram na cabeça de Jacob. Se ele irá se revoltar como Roderick, isso apenas os próximos episódios dirão. As variáveis na série são sempre muitas. E se Emma também se revoltar? Não sabemos como ela vai reagir a agressão que sofreu de Joe. Ela pode se manter fiel mesmo assim ou tentar se salvar, pois está claro que a seita passa por uma crise. Pode não ter sido hoje, mas em breve alguém será tentado pela proposta que Ryan disse pela TV. Jacob, principalmente, e Emma, podem acabar aceitando se entregar. Vai depender da fé que ambos mantem ao seu mestre Joe Carroll.
Falando em Ryan Hardy, o agente teve um bom dia no saldo geral. Após uma esperta negociação com Roderick, ele conseguiu encontrar Joey e ainda por cima provocar seu grande rival. Foi interessante também observar o comportamento do agente Weston, que voltou mais frio e menos piedoso com os membros da seita. Seria um grande plot twist se por acaso ele fosse um seguidor secreto de Carroll, não acredito nisso, mas não é sensato deixar teorias de lado aqui. Penso até que se Roderick não tivesse sido eliminado pelos membros da seita, teria sido por Weston. Mesmo com o resgate, o dia não acabou bem para o FBI, que teve seu chefe ferido por um dos seguidores de Joe. A questão é que uma hora ou outra eles vão encontrar a mansão... e o que Carroll vai fazer?
As coisas não estão nada bem igualmente para Claire. Em um ato insano ela seduziu Joe para tentar matá-lo depois. Isso apenas enfureceu o líder da seita, que já avisou a Ryan: Claire não é mais sua protagonista. Se antes eu achava que ela ia morrer até o final da temporada, agora penso ainda mais que ela corre um risco sério. Penso que Kevin Williamson prepara um momento final entre esse triângulo amoroso, que deve ser um grande marco na vida de Ryan e Joe. Novamente devo dizer que são apenas teorias minhas.
No geral tivemos outro bom episódio, a trama foi movimentada e o FBI finalmente conseguiu um grande feito. O cerco está se fechando. Não há como não ter certa expectativa em torno da season finale. As possibilidades são muitas. A única certeza é que reviravoltas são esperadas. Escolha seu team pois a conclusão desse "Capitulo II" do livro de Joe, deve ser bem bem turbulento.
Curte a série do jeito que ela é? Então pule para as "considerações finais". Reparou em algumas situações curiosas nesse episódio, como as falhas do FBI? Continue lendo então.
Parte II
A arte de fazer rir.
Sim, pois é só rindo mesmo. Eu estava tentando não comentar as falhas e mais falhas da polícia nos últimos episódios, mas não tem jeito. Hoje preciso dizer algo. O grande problema de The Following é não levar si mesma a sério. Foram várias as trapalhadas. No começo pararam Mike, o agente federal, em vez de deter Roderick (que tinha um retrato falado muito bem feito), o xerife do local onde se suspeita estar a sede da seita de Carroll. Depois, o mesmo Roderick não tem dificuldades em eliminar dois policiais. O policial pediu para ele sair do carro sem nem ao menos estar do lado de Roderick, para impedir qualquer ação possível dele. E Jacob que fugiu cercado de policiais? Por fim, deixam qualquer seguidora arrependida de Carroll entrar na delegacia, fazem apenas uma revista meia boca e já dão liberdade suficiente para ela atacar o chefão de toda a operação. Sério mesmo? Repito, se a série se preocupasse em ser convincente, ela seria ainda melhor. Seria boa mesmo e não só um entretenimento eficaz. Mas paciência, já é tarde para mudar essas coisas. Como disse, era só um comentário que já encerro aqui.
Considerações Finais
- O The Voice realmente diminuí a audiência da série. Como já está renovada, não há motivo para preocupação, porém ano que vem isso terá que ser revisto. Se a demo cair para baixo de 2.0 até a season finale, pode ser um mal sinal para o ano que vem.
- Carroll leva uma facada, faz um curativo e está tudo certo? Ryan vai ter trabalho para se livrar dele.
- Siga @CelsoLandolfi, deixe seu comentário e até a próxima!
*Créditos pela primeira foto para a Alynne, pois alguns prints não são fáceis de tirar!
*Créditos pela primeira foto para a Alynne, pois alguns prints não são fáceis de tirar!