loggado
Carregando...

[Review] The Following 1x11 - Whips and Regrets

Quando o arrependimento pesa na consciência.


Quando o arrependimento pesa na consciência.

Com onze episódios exibidos já dá para ter uma boa noção sobre se você gosta ou não de The Following. Provavelmente quem ainda vê, consegue se entreter bastante com a série. A verdade é que apesar dos clichês (que estão sendo comentados até mesmo por Carroll), furos, etc, a série tem um bom ritmo como já havia comentado. Os problemas começaram a piorar quando a história parou de andar. A série deu um freio em seus eventos, perdendo uns três episódios na longa tentativa da seita trazer Claire até seu líder. Felizmente neste episódio, tivemos momentos interessantes e importantes para a trama central. Por esse motivo vou concentrar a review nisso. Até porque, reclamar dos furos desse FBI já nem adianta mais.

O Ryan problemático voltou a aparecer. Desde o piloto não víamos esse lado alcoólatra e depressivo dele. A culpa desse comportamento, claro, é  fato de ter falhado em dar segurança a Claire. Para resgatá-lo da depressão aparece Debra, que resolveu dar muita moral a Hardy dizendo que precisava dele nessa luta contra a seita (vamos ser sinceros, ele ainda não fez muito, mas ok!). Com o FBI descobrindo de onde vinha o servidor de onde saía as mensagens de recrutamento da seita, Ryan teve a chance de voltar ao trabalho e, dessa vez, seu instinto ajudou mesmo o FBI a encontrar um importante local para os seguidores de Carroll. Uma espécie de quartel para treinamento.

Vale destacar que esse instinto de Ryan é meio insano, pois ele arriscou a vida da tal "namorada" de Vince para tentar encontrar o paradeiro de Carroll sem nenhuma garantia de que conseguiria salvá-la se fosse necessário. A mulher só não morreu pois como ela mesmo disse, eles iam demorar mais para ajudar uma pessoa viva do que morta.

Porém toda a sequência naquele velho depósito foi muito tensa e sinistra. Debra e Ryan no escuro contra pessoas dispostas a matá-los deu quase um clima "The Walking Dead" para a cena, apesar das já conhecidas burradas e mortes gratuitas de policiais, além da fuga de Vince. Ryan conseguiu pelo menos, eliminar alguns futuros seguidores de Carroll e recuperar um pouco seu ânimo. Querendo ou não, foi uma pequena vitória para o FBI desmantelar esse 'acampamento', pois Joe Carroll não gostou nada de saber disso. 

Falando em Joe, a absurda tentativa dele de reconquistar Claire ainda vai render muita coisa. A ex-mulher não terá vida fácil na mansão, ainda mais sendo vigiada por "Evil Jacob", o novo Jacob que dá uma de malvado (sobrou até para Emma, que apareceu pouco no episódio só para ser maltratada por ele). Claire, na verdade, corre muito risco lá, pois não se sabe quais são os planos de Joe. Depois de muita insistência, o psicopata deixou ela rever o filho. Mas isso não é sinal de que ele está sendo mais "bonzinho", Joe só está mesmo tentando reconquistar a ex-mulher. Coitada dela, quando ele perceber que não vai conseguir.

Mas enquanto Claire não lida com a fúria de Carroll, é Roderick quem paga o pato. A questão é que o braço-direito de Joe não é daqueles que aceita ordens calado. Roderick não está gostando nada de alguns comportamentos de Carroll. Dessa vez o psicopata quase deixou escapar que pouco se importa com a seita e seus seguidores. O que ele quer mesmo é a vingança contra Ryan Hardy. Esse conflito com Roderick deve ser um dos grandes problemas que o psicopata deverá ter. Como disse antes, uma crise interna é pior que qualquer coisa. Se a seita tem chances de cair, será nesse sentido.

E a vingança contra Ryan está sendo bem planejada. O agente nem desconfia que sua ex, e atual vizinha, é uma das seguidoras mais perigosas de Joe. Mas quem prestou atenção na cena deles na prisão, percebeu que Joe não disse nada quando Molly pediu para matar Ryan. Possivelmente, ela seja apenas mais um peão a ser descartado na hora certa, quando o psicopata achar necessário. Está claro em sua mente, que ele é quem vai matar Ryan. Aliás, não sei qual o interesse de Joe em ficar vendo os vídeos de Ryan e Molly. Vai que Kevin Williamson está preparando um plot twist onde Carroll sinta um amor doentio por Ryan e não por Claire? Só mais uma teoria entre várias que já existem.

Considerações Finais

- Comparado a anteriores, foi um bom episódio. The Following é bem melhor de assistir quando sua história anda. Mesmo com os clichês batidos. Temos ainda quatro episódios para o fim da temporada. Agora eu quero ver os eventos bombásticos que foram prometidos lá no começo. 

- Com a volta do The Voice a série perdeu audiência. Porém, enquanto se manter acima de 2.0 na demo, não tem porque se preocupar. Se preocupar no futuro, pois a série já foi renovada.

- Siga @CelsoLandolfi, lá comento sobre mais séries e filmes. E deixe sua opinião, ela é sempre bem-vinda.
The Following 1904796787021337379

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item