loggado
Carregando...

[Review] Homeland S02E12 - The Choice (Season Finale)

A escolha de Carrie.


A escolha de Carrie.

Nesta uma hora e cinco minutos, Homeland nos apresentou a construção de uma escolha, nada mais justo ou lógico do que chamar o episódio de The Choice. A season finale não foi sobre o chocante atentado que vitimou Estes, Finn entre outros, nem sobre Brody agora ser conhecido em todo o mundo como um terrorista. O episódio foi sobre Carrie e seu amor por Nicholas Brody. Gostem ou não, Homeland buscou seu lado mais sentimental para encerrar sua segunda temporada. Alguns poderão dizer que essa "escolha", desta vez dos roteiristas, pode ter melado demais a série. Outros podem achar que isso colocou Homeland de vez no Hall das melhores, eu fico com o segundo grupo.

Nossa querida agente estava disposta a largar sua profissão, aquela a quem dedicou seu tempo e sanidade, para ficar ao lado de quem ama. Sendo ela "a pessoa mais inteligente e burra" como disse Saul, era de se esperar que esse pequeno sonho não pudesse ser realizado. Como disse o sempre suspeito Brody, "Nazir nos fez baixar a guarda", de fato Carrie achou cedo demais que tudo estava certo, e que o terrorista tinha morrido sem mais consequências. Mas não foi bem assim, seja lá quem colocou as bombas no carro de 'Nick', conseguiu destruir todos os planos de Carrie, aqueles que um sensato Peter Quinn tentou preservar ao desistir de matar Brody e exigir que Estes deixasse-o em paz.

Pode ter sido o próprio Brody? Sim, pode ser que ele tenha abusado dela e conseguido sua ajuda para fugir do país. Carrie desconfiou dele assim que a bomba explodiu (um rápido momento racional?), ele também não demostrou muito pânico, nem quando seu vídeo (claro que havia uma cópia) estava sendo exibido em todo o EUA, e também pediu a Mike que cuidasse de sua família. Mas pela conversa final com sua filha, e pela sua despedida à Carrie, penso que Brody simplesmente também baixou a guarda e agora sofre as consequências de um complexo plano bem sucedido de Abu Nazir, que vai para o fundo do mar (vimos uma simulação de como foi feito com Osama?) ao mesmo tempo em que a sede da CIA explode. A respeito de Brody e seu caráter, deixarei cada um julgar da maneira que quiser.

Voltando a Carrie, ela agora diz que lutará para limpar o nome de Brody. Eis uma difícil e talvez até inútil missão, e promete que o verá de novo, afinal a esperança resiste. Como ela disse a Saul, ela não quer ficar sozinha como ele, assim após usar todos os seus esforços para salvar Brody ela o deixa (não sem o seu clássico choro sofrido) e retorna a CIA, para alivio do novo diretor da Organização.


A guerra sem fim.

Falando um pouco da parte política, Saul agora está no comando e a CIA sai do céu que era a captura de Nazir, ao inferno de ver sua sede atacada. Ele terá a dura missão de buscar os responsáveis pelo atentado, isso se acreditar em Carrie quando ela afirmar que Brody não teve culpa. A família do ex-deputado também deve sofrer com a exploração da imprensa diante deles, principalmente Dana que ainda deve confiar em seu pai.


Considerações Finais:

Onde estamos e para onde vamos. A segunda temporada explorou os sentimentos de Carrie, ela antes única pessoa a desconfiar de Brody, que agora é a única a ajudá-lo e a confiar nele. Também vimos mais do ex-deputado, que aparenta não ser de fato uma má pessoa, mas mesmo assim nunca passa confiança ao telespectador. O saldo geral é positivo, Homeland é uma das melhores séries no ar e apresentou o melhor Season Finale do ano, claro, em minha opinião.

E agora? O que vem aí? Penso que Carrie buscará inocentar Brody, mas e Peter que havia poupado ele? Será que agora o caçará? (Peter Quinn meteu muito medo naquela cena com Estes). E o próprio Brody? Vai fazer o quê da vida? E aquele terrorista que apareceu no jornal? É o novo Abu Nazir? Perguntas, como sempre, não faltam, e a série abre às portas para novas possibilidades e novos caminhos na próxima temporada onde Carrie lidará com as consequências de sua escolha. Aguardo ansiosamente o reencontro do casal mais problemático da TV.

- Eba! Acertei que Brody ia se dar mal no final e fugiria, me surpreendi na forma como isso ocorreu.

- Direção, roteiro, atuação, e o que dizer dessa trilha sonora? Parabéns Homeland, realmente espero que o Globo de Ouro vá para você!

- Teoria do Sam: Peter Quinn assiste muito Dexter"eu mato os caras maus".

- Meus caros leitores, foi uma ótima experiência acompanhar Homeland com vocês. Amo essa série desde seu início, quando quase ninguém falava dela. É ótimo ver que sua popularidade aumentou. Espero encontrá-los aqui ano que vem. Obrigado pela companhia.

- Homeland volta só no fim de 2013, mas eu aqui deixo a sede da CIA para ir à Broadway. Nos vemos na segunda temporada de Smash!
Spoilers 4309436442608259286

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item