loggado
Carregando...

[Crítica] Juventude Transviada (VII Janela Internacional de Cinema do Recife)


Recife/PE - Por Jo Pais

O clássico de 1955 conta a história de Jim Stark (James Dean), que já começa o filme sendo levado para a delegacia de menores. Bêbado, lá somos introduzidos à Judy (Natalie Wood) e John “Plato” (Sal Mineo), que também estão com problemas. Ela foi pega perambulando pelas ruas sozinha após fugir do pai. Ele assassinou filhotes de cachorros com uma arma, mas não se lembra o porquê.

Cada um com seu drama, porém as jornadas se cruzam quando Jim começa na sua nova escola onde Judy e John também estudam. A família de Jim é um pouco problemática e ele, cansado dessa rotina de terem que se mudar de uma cidade para outra sempre que ele se mete em problemas para, talvez, enfrentar a mãe e encorajar o pai a não ser tão covarde, já vai se envolvendo com os valentões da escola nova.

Plato ainda chega a avisar a Jim sobre os problemas que pode vir a ter, contudo ele projeta no novato não só um amigo (o qual ele nunca teve) como também uma figura paterna. Já Judy, mesmo revoltada com o pai por não mais lhe demonstrar afeto como ela quer, fica apenas observando qual é a do novo carinha da escola quando ele resolve não abaixar a cabeça e se amedrontar com seu namorado Buzz (Corey Allen), o típico valentão de escola.

E mesmo após a briguinha de facas entre eles, Buzz resolve que gosta de Jim. Só que para provar que um homem é um homem, ele o desafia para um racha no precipício da cidade. Jim fica com isso na cabeça, mas aceita. E é aí que acontece a primeira reviravolta no roteiro do filme. Após uma tragédia, algumas coisas começam a mudar e, como consequência, Jim e Judy fogem de casa para não serem perseguidos pelos valentões restantes.

A psicologia familiar e social abordada no filme se apresenta bem forte com John, que é criado pela empregada desde que sua mãe faleceu e seu pai resolveu ir morar em Nova York, sem ligar nem um pouco para o filho, criando assim uma criança não só frustrada como revoltada. Os surtos do personagem dele se destacam não só pela boa atuação do ator, que muda completamente de personalidade e fica apreensivo, mas também por uma breve comparação com os outros adolescentes que também passam por problemas familiares.

Plato emerge com uma segunda revirada no roteiro do filme e o resultado disso vai depender extremamente da capacidade de Jim não só querer provar, mas agir como a tal figura masculina que ele tanto insiste durante todo o filme. Também gostaria de chamar atenção para a reação dos pais quanto aos seus filhos que apenas se pronunciam a fazer algo ou melhorar após drásticas atitudes, coisas que, na verdade, se veem muito na vida real atual.

O filme se destaca, também, pela direção e suas sequências de perseguição que conseguem não só prender o espectador como também deixar o suspense no ar. Será que vai dar tudo certo mesmo ou veremos mais uma tragédia? Jim vai conseguir? Não só adorei o filme como também gostei de ver que a sessão matinê do Janela teve bastante público também. E como espectadora, espero que o sucesso da mesma se repita daqui em diante dentro do festival com tantos outros filmes bons que serão exibidos. Para os que nunca viram, vejam. É uma ótima dica de filme.

VII Janela Internacional de Cinema do Recife 2219414045188498249

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item